PF deflagra operação contra venda ilegal de planos de saúde no Amazonas


04 de outubro de 2023
PF deflagra operação contra venda ilegal de planos de saúde no Amazonas
Operação combate venda ilegal de planos de saúde sem registro na ANS (Divulgação/PF)
Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS – A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta quarta-feira, 4, a Operação Tesouro Oculto. A investigação busca combater a venda ilegal de planos de saúde sem registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A reportagem da REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA apurou que o empresário e ex-vereador de Manaus, Ronaldo Tabosa foi preso na operação. Procurada, a defesa do ex-parlamentar não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Segundo as investigações, a organização criminosa praticou crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, fraude à execução e uso de documento falso. A operação mobiliza 100 policiais federais, que cumprem 21 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão em Manaus e Borba, locais estratégicos identificados durante as investigações.

Foi concedido judicialmente o sequestro e indisponibilidade de bens móveis e imóveis, visando a quitação da dívida perante a Fazenda Nacional no valor de RS 87 milhões.

Policiais cumprem 21 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão (Divulgação / PF)
Investigação

A investigação iniciou-se em 2019 e apurou um esquema de criação de empresas fraudulentas, por meio de organização criminosa, que fazia a utilização de “laranjas” (sem ciência da sua condição de participante na ação) e de “testas de ferro” (com ciência da participação).

As empresas eram criadas de fato, com CNPJ constituído, com o intuito de darem continuidade a atividade ilegal de venda de planos de saúde sem registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de sonegar créditos fiscais, frustrar direitos trabalhistas, fraudar credores e lavar os ativos ilícitos obtidos por meio.

Mandados foram cumpridos em Manaus e Borba (Divulgação / PF)

Consulta

O registro na ANS é exigido de todas as empresas que comercializam planos de saúde no Brasil. A ANS disponibiliza uma ferramenta de consulta, para que os clientes possam confirmar se uma operadora está ou não registrar junto à agência. A consulta pode ser feita pelo link https://www.ans.gov.br/ConsultaPlanosConsumidor.

Leia mais: Planos de saúde ressarcem menos da metade dos gastos de seus beneficiários no SUS
(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.