PF deflagra operação no Amazonas e mais quatro Estados contra comércio ilegal de ouro
Por: Cenarium*
25 de novembro de 2025
GOIÂNIA (GO) – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 25, a “Operação Provérbios 22:1” para combater organização criminosa que promove a comercialização ilegal de ouro obtido de forma ilícita. Policiais cumprem mandados de busca e apreensão nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Pará.
A investigação indica que o grupo especializou-se na aquisição, transporte e comercialização clandestina e ilegal de ouro, com a consequente lavagem de capitais com investimentos em veículos, bens móveis e imóveis dando aparência de legalidade aos proventos obtidos com a atividade criminosa desenvolvida por seus membros.
De acordo com a PF, a Operação Provérbios 22:1 visa a coleta de mais elementos de provas com o fim de subsidiar/robustecer as informações policiais que já identificadas nas investigações.

Comércio ilegal de ouro
Em agosto deste ano, a PF deflagrou a “Operação Ita Yubá”, com o cumprimento de 31 mandados de busca e apreensão nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, além do Distrito Federal, em investigação que apura a prática de extração ilegal de ouro e comercialização do referido minério e de outras pedras preciosas.
A Polícia Federal identificou uma organização criminosa que comprava, transportava e vendia minérios de forma ilegal. O grupo abastecia empresas do setor de joias e também usava os valores obtidos com as vendas para lavar dinheiro e promover o enriquecimento ilegal. Segundo estimativas, o grupo movimentou cerca de R$ 200 milhões com as atividades ilegais.