PF fecha garimpo ilegal em unidade de conservação no sul do Amazonas


06 de março de 2024
PF fecha garimpo ilegal em unidade de conservação no sul do Amazonas
Equipe policial desmobiliza equipamentos do garimpo (Reprodução/PF)
Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – A Polícia Federal (PF), em parceria com a Força Nacional e o ICMBio, deflagrou, nesta terça-feira, 5, a Operação Atalaia, com o objetivo de prevenir e reprimir a extração ilegal de minério de cassiterita no Parque Nacional dos Campos Amazônico, no Amazonas.

Foram destruídos garimpos ilegais durante o primeiro dia de operação. Por não ter possibilidade de remoção do local, foram feitas as desintrusões de escavadeiras hidráulicas, trator esteira, barracos, motores geradores, motores bombas, armas de fogo e demais aparatos utilizados no garimpo ilegal.

Equipe policial desmobiliza equipamentos do garimpo (Reprodução/PF)

Diante dos fatos, será instaurado investigação policial para o aprofundamento dos fatos e identificação dos responsáveis, que poderão responder por dano, extração de recursos minerais sem licença, usurpação de bens da União e associação criminosa.

Ao final da Operação Atalaia, a PF emitirá comunicado à imprensa com o balanço final da ação.

Leia mais: Amazon e Disney negociam minério com empresa alvo da PF por garimpo ilegal

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.