PF: ‘Operação Profeta’ mira suspeita de fraude no Enem 2025


Por: Cenarium*

24 de novembro de 2025
PF: ‘Operação Profeta’ mira suspeita de fraude no Enem 2025
Prova do Enem (Reprodução/Shutterstock

MANAUS (AM) – A Polícia Federal deflagrou, nesse domingo, 23, a Operação Profeta, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no Ceará, expedido pela Justiça Federal, para apurar possível prática do crime de fraude em certame de interesse público.

A ação teve como foco a suposta divulgação antecipada de conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2025.

Cadernos de provas do Enem (Shutterstock | Brenda Rocha)

A investigação teve início após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial.

O conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame.

A atuação da Polícia Federal visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos.

Agentes da PF cumprindo mandados de busca e apreensão (Divulgação/PF)

A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a integridade dos concursos públicos e com o combate a fraudes que comprometam a confiança da sociedade nos processos seletivos nacionais.

(*) Com informações da assessoria da PF

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.