PF prende homem que transportava quase 300 canários em Roraima


Por: Cenarium*

11 de maio de 2025
PF prende homem que transportava quase 300 canários em Roraima
O passageiro foi detido e conduzido à sede da Polícia Federal para elaboração do auto de prisão em flagrante (Divulgação/Polícia Federal)

BOA VISTA (RR) – A Polícia Federal (PF) prendeu, na madrugada desse sábado, 10, durante procedimento de fiscalização de rotina no aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima, um passageiro que tentava embarcar com 280 aves canários-da-terra.

De acordo com as policiais federais que atenderam a ocorrência, as aves estavam em três malas, em condições de maus-tratos. O passageiro foi detido e conduzido à sede da Polícia Federal para elaboração do auto de prisão em flagrante e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional.

A PF afirmou que as aves estavam em três malas, em condições de maus-tratos (Divulgação/PF)

Em novembro do ano passado, o Centro de Triagem de Animais Silvestres do DF (Cetas-DF) do Ibama recebeu mais de 1.500 aves silvestres que foram retiradas da natureza. Entre os pássaros, canário-da-terra (Sicalis flaveola), baiano (Sporophila nigricollis) e coleirinho (Sporophila caerulescens).

No dia 12 de novembro, um micro-ônibus branco foi interceptado em Planaltina, no Distrito Federal, após denúncia anônima. O motorista, um homem de 36 anos, foi detido em flagrante. No veículo, os agentes encontraram 28 gaiolas cheias de aves. O homem confessou que transportava os animais de São Simão, Minas Gerais, para Caruaru, Pernambuco.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Brasília (Cetas-DF), onde estão sendo contabilizadas, triadas e tratadas. “Os animais chegaram desidratados, estressados e em estado crítico devido ao confinamento inadequado. Infelizmente, alguns óbitos já foram registrados, evidenciando o impacto cruel do tráfico de animais”, descreve Rayane Silva Leal, chefe do Cetas-DF.

O motorista foi autuado por crime ambiental, com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Segundo as autoridades, as condições de transporte dos pássaros eram precárias, contribuindo para o sofrimento dos animais e podendo resultar em alto índice de mortalidade.

Leia mais: Ibama apreende cascos de tartarugas usados como ‘troféus’ no Pará
(*) Com informações da Polícia Federal

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.