PF prende suspeito de ordenar incêndio em aeronaves do Ibama no Amazonas


02 de fevereiro de 2022
PF prende suspeito de ordenar incêndio em aeronaves do Ibama no Amazonas
Operação "Acauã" identificou os envolvidos no incêndio que destruiu aeronaves avaliadas em R$ 10 milhões (Divulgação)

Com informações da assessoria

MANAUS – A Polícia Federal deflagrou, no início da tarde desta quarta-feira, 2, a Operação “Acauã” com o objetivo de apurar os crimes de incêndio, dano qualificado e associação criminosa, que acarretaram na destruição total e parcial de dois helicópteros a serviço do Ibama.

Foram cumpridos um mandado de prisão e um de busca e apreensão, em Goiânia/GO, onde foi preso o suspeito de mandar incendiar os helicópteros do Ibama no dia 24 de janeiro de 2022 em um Aeródromo de Manaus.

Com a prisão desta quarta-feira, seis pessoas foram presas por envolvimento nestes crimes. Na última semana a Polícia Federal, agindo em sigilo para salvaguardar o resultado das investigações, já havia identificado e custodiado outros cinco envolvidos: o motorista, suspeito de ter levado e retirado os executores da cena do crime; dois suspeitos de incendiar as aeronaves e dois suspeitos de intermediar o agenciamento dos executores e repassar o pagamento pelos crimes.

Após a confissão, três envolvidos reconheceram o suposto autor intelectual do crime, apontado como envolvido em atividades de garimpo ilegal em Roraima/RR, e alvo das medidas cumpridas nesta quarta-feira, 2, em Goiânia.

Segundo a investigação, a ação criminosa teria como motivo principal frear as ações de fiscalização e repressão ao garimpo ilegal desenvolvidas no Estado de Roraima no ano de 2021, sendo o ato criminoso uma represália às operações conjuntas feitas pela Polícia Federal e Ibama, e que contaram com o emprego direto das aeronaves objeto dos crimes.

Operação “Acauã”

Acauã é um falcão que possui grande habilidade para caça e mantém em seu hábito alimentar o gosto por serpentes, inclusive, pelas espécies venenosas como a jararaca e a coral, ajudando no controle da população de serpentes no espaço ribeirinho. No folclore amazonense, diz-se que os gritos do Acauã prenunciam a chegada de forasteiros.

Ataque

Durante a madrugada do dia 24 de janeiro, um helicóptero modelo Bell B4, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi incendiado dentro do Aeroclube do Amazonas, localizado na Avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Leia mais: Dupla invade Aeroclube do Amazonas e incendeia helicóptero do Ibama

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.