Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Com informações da assessoria

BELÉM (PA) – A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira, 5, o resgate de 20 trabalhadores que encontravam-se submetidos a condições degradantes de trabalho em garimpos ilegais no município de Cumaru do Norte, Sul do Pará. Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante e equipamentos foram apreendidos.

PF foi até um acampamento clandestino onde havia cinco pessoas vivendo em condições de escravidão. (Foto: Divulgação/ Polícia Federal).

De acordo com a PF, a operação Cachoeirinha, trabalho em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, identificou e fiscalizou dois garimpos ilegais na região Sul do Estado. Os locais estavam em pleno funcionamento para a extração de ouro.

Ao todo, foram apreendidas quatro escavadeiras hidráulicas, sete motores bombas, um caminhão, um carro de passeio, uma espingarda, um revólver, munições de vários calibres, três motosserras e instrumentos usados na atividade minerária ilegal.

Os responsáveis pelos locais serão autuados pelos crimes de trabalho análoga à escravidão, usurpação de bens da União e crimes ambientais, como poluição de leitos dos rios e danos a fauna e a flora do local.