PF resgata 20 trabalhadores em condição análoga à escravidão em garimpos ilegais no interior do Pará

Com informações da assessoria

BELÉM (PA) – A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira, 5, o resgate de 20 trabalhadores que encontravam-se submetidos a condições degradantes de trabalho em garimpos ilegais no município de Cumaru do Norte, Sul do Pará. Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante e equipamentos foram apreendidos.

PF foi até um acampamento clandestino onde havia cinco pessoas vivendo em condições de escravidão. (Foto: Divulgação/ Polícia Federal).

De acordo com a PF, a operação Cachoeirinha, trabalho em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, identificou e fiscalizou dois garimpos ilegais na região Sul do Estado. Os locais estavam em pleno funcionamento para a extração de ouro.

PUBLICIDADE

Ao todo, foram apreendidas quatro escavadeiras hidráulicas, sete motores bombas, um caminhão, um carro de passeio, uma espingarda, um revólver, munições de vários calibres, três motosserras e instrumentos usados na atividade minerária ilegal.

Os responsáveis pelos locais serão autuados pelos crimes de trabalho análoga à escravidão, usurpação de bens da União e crimes ambientais, como poluição de leitos dos rios e danos a fauna e a flora do local.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.