PGR pede prisão de Carla Zambelli após deputada deixar País
Por: Lucas Thiago
03 de junho de 2025
MANAUS (AM) – A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou, na tarde desta terça-feira, 3, a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), após ela anunciar que deixou o Brasil. A PGR entrou uma manifestação física no Supremo Tribunal Federal (STF) acatando a um pedido do líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
A parlamentar, que foi uma das aliadas mais próxima do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), condenada por unanimidade pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 2023, Zambelli chegou a ter o passaporte apreendido durante as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF), mas o documento foi devolvido e ela não tinha restrições para deixar o País. No último dia 25, Zambelli deixou o Brasil pela fronteira com a Argentina e se dirigiu para Buenos Aires, de onde voou para os Estados Unidos.
O anúncio de saída da deputada foi na manhã desta terça-feira, 3, em uma live no canal autodeclarado de direita, chamado Auriverde Brasil, no YouTube. No início da entrevista, Zambelli disse que deixou o país “há alguns dias” e que vai pedir afastamento do cargo, assim como fez o colega Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias, eu vim a princípio buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e agora eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo. Tem essa possibilidade da constituição, acho que as pessoas conhecem um pouco mais essa possibilidade hoje em dia porque foi o que o Eduardo [Bolsonaro] fez também”, disse a deputada em entrevista concedida ao apresentador Alexandre Pittoli.
Em outro trecho da live, Zambelli afirma que vai viajar mais uma vez, com base na Europa. Possivelmente a deputada se instale na Itália, país do qual tem cidadania e tem como ministra Georgia Meloni, de ultra-direita.
“Vou me basear na Europa, tenho cidadania europeia. Estou muito tranquila quanto a isso”, afirmou a parlamentar.