Pianista e compositor Fábio Caramuru lança nesta segunda-feira EcoMúsica ‘Amazônia Uirapuru’


21 de setembro de 2020
Pianista e compositor Fábio Caramuru lança nesta segunda-feira EcoMúsica ‘Amazônia Uirapuru’
O EcoMúsica desenvolvido por Fábio Caramuru desde 2013, tem como objetivo captar os sons das aves e da natureza como alerta sobre a preservação do meio ambiente (Divulgação)

Luciana Bezerra — Da Revista Cenarium

MANAUS — O pianista e compositor Fábio Caramuru lançará, nesta segunda-feira, 21, seu novo vídeo da série EcoMúsica, o “Amazônia Uirapuru, uma lenda da floresta”. O lançamento acontece por meio das redes sociais em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

Na série, o pianista faz uma viagem na imaginação, transportando-se da cidade para as profundezas da Amazônia brasileira, atraído pelo misterioso canto do Uirapuru, um pássaro lendário raramente visto. O vídeo produzido durante o isolamento social foi dirigido por Otavio Dias, com imagens de Cecília Lucchesi.

Dados do Greenpeace

De acordo com dados da ONG Greenpeace, um milhão de espécies está ameaçada de extinção. Muitas delas ainda são totalmente desconhecidas e estão em risco devido ao desmatamento, ao tráfico ilegal de animais e por conta das mudanças climáticas.

Diante desse cenário, Caramuru compartilha a ideia de que precisamos mudar com urgência nossa relação com o meio ambiente. “Em um momento no qual a preservação da Amazônia apresenta-se como foco das atenções mundiais, o meu trabalho busca trazer uma mensagem de esperança, de tempos melhores, expressando o desejo de ver a humanidade se harmonizando com a natureza”, alerta o pianista.

Sobre a lenda do Uirapuru

O Uirapuru é uma ave que possui muitas lendas. Uma delas é que há muitos anos, um jovem índio guerreiro, chamado Quaraçá, morava com sua tribo na floresta Amazônica e adorava passear pelas matas, tocando sua flauta de bambu. O som ecoava entre as árvores e silenciava a floresta. Todos gostavam de escutar aquela música.

Uirapuru a ave de canto único que encanta floresta Amazônica e a todos (Reprodução/ Internet)

Um dia, enquanto passeava pela tribo, Quaraçá se apaixonou pela belíssima Anahí, que era casada com o cacique. O jovem sabia que o seu amor era impossível e foi tomado pela tristeza. De tanto sofrer, não mais tocou e parou de encantar a floresta.

Desesperado, resolveu pedir ajuda ao deus Tupã. Foi para o meio da floresta e tocou por horas a fio. Tupã ficou sensibilizado com o sofrimento do jovem e resolveu ajudar transformando-o em um pequeno pássaro colorido, de belíssimo canto, que recebeu o nome Uirapuru.

Naquele mesmo dia, o Uirapuru voou pela floresta, voltou à tribo, cantou e desapareceu por entre as árvores. E assim passou a fazer todos os dias, encantando a todos com seu forte e lindo canto. Toda vez que via a amada, ele pousava e cantava, deixando-a maravilhada com o seu canto.

Canto do Uirapuru (Reprodução/ YouTube)

Com o tempo, o cacique da tribo também ficou encantado com o Uirapuru. Queria que ele ficasse ali, para sempre. Tentou aprisioná-lo, mas perdeu-se na floresta e nunca mais voltou para a tribo. Ninguém mais soube do cacique.

A bela Anahí nem teve tempo para lamentar, porque o Uirapuru chegava ali todos os dias, com aquele canto lindo para consolar sua amada. Com seu canto triste, acreditava que ela poderia descobrir quem ele era, e isso quebraria o encanto. Mas o que se sabe é que ele continua cantando nas matas até hoje.

Sobre o projeto

O EcoMúsica desenvolvido por Fábio Caramuru desde 2013, tem como objetivo captar os sons das aves e da natureza como alerta sobre a preservação do meio ambiente.

Caramuru já produziu outros álbuns da série como, EcoMúsica Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira (2015) e EcoMúsica Aves (2018). Além, dos vídeos Cigarra, Tico-tico, Bem-te-vi, Harpia, Araras, Hidorigamo e Quero-quero.

O pianista já percorreu diversas cidades brasileiras e participou de turnês no Canadá e Japão.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.