PL de Cidade prevê infusores de insulina no Estatuto do Portador de Diabetes


Por: Cenarium*

08 de setembro de 2025
PL de Cidade prevê infusores de insulina no Estatuto do Portador de Diabetes
Para o deputado Roberto Cidade, o projeto estabelece o fornecimento de bombas de insulina e sensores de glicose do tipo flash pelo Estado (Herick Pereira/Aleam)

MANAUS (AM) – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou o Projeto de Lei nº 738/2025, que propõe a inclusão de novos dispositivos no Estatuto do Portador de Diabetes (Lei nº 5.341/2020). O projeto acrescenta dois incisos à legislação, com previsão de fornecimento de dispositivos médicos a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência (PcDs) diagnosticadas com diabetes tipo 1.

Segundo o autor da proposta, o projeto estabelece o fornecimento de bombas de insulina e sensores de glicose do tipo flash pelo Estado. A medida depende de aprovação em plenário e posterior sanção do Governo do Amazonas.

“Nossa intenção é criar um mecanismo legal para assegurar o acesso a tecnologias modernas que contribuem para o controle mais eficiente da doença, trazendo não apenas benefícios diretos ao paciente, mas também reflexos positivos para toda a rede pública de saúde. Ao incluir a previsão legal do fornecimento de bombas de insulina e sensores flash de glicose no Estatuto do Portador de Diabetes, o Estado do Amazonas dá um passo importante em favor da dignidade, da equidade e da sustentabilidade do sistema de saúde, garantindo às pessoas com diabetes acesso a um tratamento eficaz, seguro e menos invasivo”, comentou Roberto Cidade.

A bomba de insulina é um dispositivo de alta precisão que libera continuamente pequenas doses de insulina, substituindo as múltiplas injeções diárias e reduzindo os riscos de hipoglicemia grave. Já os sensores flash de glicose permitem o monitoramento em tempo real dos níveis de açúcar no sangue, sem a necessidade de picadas nos dedos, facilitando o controle da doença, especialmente no ambiente escolar e no cotidiano de pessoas com deficiência.

“Trata-se de um investimento necessário e inteligente. Estudos demonstram que o uso dessas tecnologias reduz complicações graves, internações emergenciais e até a judicialização do acesso aos tratamentos”, explicou o deputado-presidente.

Dados

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), até junho de 2023 o Amazonas registrava mais de 100 mil pessoas diagnosticadas com diabetes. Já em relação ao cenário nacional, a Sociedade Brasileira de Diabetes informa que, até 2022, cerca de 20 milhões de brasileiros haviam sido diagnosticados com a doença.

O PL, apresentado no último dia 2 de setembro, está em tramitação nas comissões técnicas da Casa Legislativa. Após aprovação em plenário, seguirá para sanção governamental.

Leia mais: Projeto de Cidade pretende fortalecer o empreendedorismo no Amazonas
(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.