Planos de saúde lideram queixas registradas no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor


13 de março de 2023
Planos de saúde lideram queixas registradas no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Setor concentrou 27,9% das reclamações de 2022 (Marcello Casal/Agência Brasil)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – Pela segunda vez consecutiva, os planos de saúde seguem liderando o ranking de reclamações e de atendimentos registrados no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 13, 27,9% das reclamações, no ano passado, se referem a empresas de planos de saúde.

Trata-se da nona vez, nos últimos dez anos, em que os planos de saúde lideram o ranking. Os planos de saúde só deixaram de figurar no topo da lista em 2020, durante o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, quando os serviços financeiros passaram a figurar em primeiro lugar entre as reclamações.

A principal queixa aos planos de saúde, em 2022, foram dúvidas e reclamações a respeito de contratos (27,4%), seguido por falta de informação (18,1%) e reajustes (13,7%).

Em segundo lugar no ranking estão os serviços financeiros, responsáveis por 21,2% dos registros. A maior parte das reclamações diz respeito à segurança das transações bancárias e golpes (20,1%), seguida por reclamações referentes a cláusulas contratuais (11,4%).

(*) Com informações da Agência Brasil

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