PM-AM apreende 30 quelônios e 26 ovos de tracajá em embarcação no interior do AM
Por: Ana Pastana
21 de outubro de 2025
MANAUS (AM) – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na manhã dessa segunda-feira, 20, realizou uma apreensão de cerca de 30 quelônios e 26 ovos de tracajá, encontrados em sacos dentro de uma embarcação próxima ao município de Coari (AM), distante 363 quilômetros de Manaus. Um homem, que não teve o nome divulgado, de 29 anos, foi preso por suspeita de crime ambiental.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por volta das 7h, durante uma operação da Base Arpão 2 coordenada pela pasta de segurança pública, a equipe abordou a embarcação de modelo F/B Araber IX, que havia saído do município de Juruá, no interior do Estado, com destino a capital Manaus.
Durante a revista, os agentes policiais acabaram localizando os animais escondidos em sacos de estopa sobre a câmara frigorífica do barco. Entre os quelônios apreendidos, estavam cerca de cinco tracajás adultos e 25 filhotes, além de 26 ovos.

O homem preso assumiu ser responsável pelo transporte dos animais, que seriam levados para familiares. Ele informou ainda que não possuía a documentação necessária. Ele foi detido por crime ambiental, conforme determina o artigo 29 da Lei 9.605/98.
O suspeito e os animais foram levados a Base Arpão 2, onde a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deu continuidade aos procedimentos legais. Após avaliação veterinária, constatando que os quelônios estavam em boas condições de saúde, eles foram devolvidos à natureza.

Crime ambiental
O crime ambiental configura qualquer ação ou omissão que cause danos à natureza, seja à fauna, à flora, aos recursos hídricos ou ao solo. No Brasil, essas condutas são tipificadas na Lei nº 9.605/98, que prevê punições que vão desde multas até prisão, dependendo da gravidade do ato.
Exemplos comuns incluem a caça ilegal, o desmatamento sem autorização, a pesca predatória e o transporte irregular de animais silvestres. Além do prejuízo direto ao meio ambiente, esses crimes comprometem a biodiversidade, os ecossistemas e a qualidade de vida das populações humanas.