PM-AM lança operação para combater crimes na capital e no interior
Por: Jadson Lima
21 de fevereiro de 2025
MANAUS (AM) – O comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Alysson Lima, afirmou nesta sexta-feira, 21, que cerca de 136 policiais militares do Amazonas atuarão em ações policiais com foco no combate ao tráfico de drogas e assaltos a ônibus do transporte público. As declarações foram registradas durante o lançamento da Operação Águia – Força Total, na sede de uma das unidades da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), localizada no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste de Manaus.
Lima disse que o foco das diligências na capital amazonense é as zonas Norte, Leste e Sul, onde foram identificados, por meio do aparato de inteligência da Segurança Pública do Amazonas, índices de criminalidade acima do normal. A operação também será realizada em outros municípios do Estado, como Manacapuru, Iranduba e Rio Preto da Eva, todos localizados na Região Metropolitana de Manaus.
As ações da PM-AM no Estado fazem parte de uma operação nacional, coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG). Ao todo, 25 viaturas e quatro equipes em motocicletas serão empregadas na operação, que se estende durante o fim de semana.

“Nós estamos com 25 viaturas. São quatro equipes de motocicletas que dão em torno de 16 militares. E mais 125 profissionais nas viaturas. São equipes do Comando de Policiamento Especializado, ou seja, policiais altamente treinados, que vão atuar nas principais zonas [de Manaus] em que o índice de criminalidade está um pouco diferente do normal”, declarou.
De acordo com o coronel Lima, a operação é coordenada pelo Comando Geral da PM-AM, por meio do CPE, e contará com agentes especializados, com o emprego de equipes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), Força Tática, Companhia de Operações Especiais (COE), Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), e equipes do Serviço Extra Gratificado (SEG).
O militar também pontuou que as ações policiais visam garantir a segurança dos manauaras que irão participar dos blocos de carnaval de rua, previstos para ocorrer neste fim de semana em Manaus. Um dos pontos de atenção das autoridades de polícia é a Avenida Noel Nutels, uma das principais vias da Zona Norte de Manaus, onde, conforme levantamento de inteligência, houve aumento nos assaltos.

“É uma ação que vai inibir ações delituosas e reforçar o combate ao tráfico de drogas e, principalmente, roubos no transporte coletivo nas principais vias [da capital amazonense], onde foi feito o levantamento, principalmente na Zona Norte, ali na avenida Noel Nutels, porque a gente tem observado um aumento de assaltos. Então, iremos atuar nessas áreas”, destacou.
O cidadão amazonense que precisar acionar as equipes que estarão nas ruas a partir desta sexta-feira, 21, até o domingo, 23, poderá fazer o acionamento por meio do número 190, cuja central fica no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops).