PM atira em ex-companheira e causa pânico na Zona Norte de Manaus
01 de setembro de 2025

MANAUS (AM) – Um policial militar do Amazonas, que não teve a identidade informada, é suspeito de tentar cometer feminicídio contra a ex-namorada e causou pânico durante uma festa na Rua Itiquira, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus (AM), na madrugada desta segunda-feira, 1°.
Imagens gravadas por testemunha mostram o homem disparando um tiro contra a mulher e efetuando outros disparos contra pessoas que presenciaram a cena. Segundo testemunhas e a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), uma segunda mulher também ficou ferida.
De acordo com as testemunhas, o PM consumia bebida alcoólica na residência onde acontecia a confraternização, quando iniciou uma série de agressões contra a ex, de quem estava separado há cerca de um mês.
As imagens mostram a vítima tentando fugir do suspeito, no meio de uma via, quando é alcançada pelo homem, que efetua um disparo. A mulher cai ao chão, enquanto pessoas que assistem à cena gritam, desesperadas. “Ney, para!“, grita uma mulher, se dirigindo ao homem, que dispara mais tiros contra pessoas na varanda de um imóvel.
“A Fernanda tá caída, meu Deus do céu“, diz, novamente, a mulher. Segundo as imagens, as pessoas presentes no local também tentam se esconder do homem, com medo de serem atingidas. “Tranca [a porta] e chama a polícia“, pede a mesma pessoa.
Ainda de acordo com testemunhas, o irmão da vítima presenciou a cena, mas não conseguiu intervir diante da violência do agressor, que chegou a gritar que mataria quem tentasse impedir a ação.
Em seguida, um carro branco se aproximou e ocupantes se identificaram como policiais militares, ordenando que ele largasse a arma. O suspeito, porém, respondeu que também era PM, fugiu em uma motocicleta e passou a trocar tiros com o veículo em plena via pública.
As vítimas foram socorridas e levadas a uma unidade de saúde. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde delas.
Processo disciplinar
Em nota, a PM do Amazonas informou que repudia “veementemente” o ato cometido por um de seus agentes e já trabalha, de forma conjunta com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), para realizar a prisão do suspeito.
Segundo a corporação, além da prisão, um procedimento administrativo foi instaurado na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da PM-AM para investigar a tentativa de feminicídio contra as duas mulheres, de 36 e 47 anos.
“O comando da PM-AM reforça que tal ato não corresponde aos valores da instituição, não compactuando com nenhum desvio de conduta e ações de violência praticadas pelos seus agentes, atuando para que os autores sejam devidamente punidos“, declarou.