Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
6 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações da assessoria

MANAUS – O podcast ‘Pílula’, do curso de jornalismo do Centro Universitário do Norte (Uninorte/Ser Educacional), completa nesta terça-feira, 20, um ano de produção jornalística, com episódios que incluem temas como política nacional, saúde, educação e cultua.

O projeto de extensão é produzido por estudantes do 3º ao 7º período e tem como proposta retratar conteúdos relevantes voltados, principalmente, para Manaus e o Amazonas, assim como os destaques do cenário político do Brasil. O podcast está disponível atualmente em várias plataformas de streaming de áudio com mais de cem produções.

Relevância acadêmica e mercadológica

A coordenadora dos cursos de Comunicação Social e Design Gráfico, professora doutora Jonária França, destaca que o projeto possui tanto relevância acadêmica quanto social, pois além de despertar questão da ética jornalística entre os estudantes do curso, os aproxima do mercado de trabalho atual. O ‘Pílula’ tem importância social quando discute, por exemplo, a vacina contra a Covid-19 e é relevante para o universo acadêmico ao levar conteúdo de qualidade, verdadeiro e ético, preparando o nosso alunado a uma carreira de criação e prestação de serviço.

Desenvolvido e coordenado pela professora mestra, Manoela Moura, o produto foi idealizado logo após o início das aulas por regime remoto em razão da pandemia. “A ideia surgiu pela necessidade de seguirmos nos projetos de forma online de modo que, essa produção pudesse ajudar as pessoas a ficarem informadas, sobretudo, sobre as questões relacionadas à nova situação que passamos a viver. Foi também a nossa maneira de entrar no combate às fake news, ou seja, às notícias falsas e, assim, prestar serviço à sociedade”, destaca a professora.

Divulgação da página do Spotify, o qual está inserido os podcasts do projeto (Reprodução/Assessoria)

Desenvolvimento

A produção é desenvolvida por uma equipe formada por 18 estudantes que desempenham várias funções, como repórteres, produtores e social media. Um exemplo é o estudante Jorge Alberto, que é editor e responsável pela parte técnica do podcast. “É um exercício diário para colocar em pratica a criatividade e um desafio para entregar algo com qualidade em tão pouco tempo. E nesse período de pandemia, chega a ser terapêutico. Com certeza é um projeto que vou levar para a vida, já que participei desde a sua concepção e tenho seguido nesse ano junto aos demais colegas”, diz.

Disponibilidade

Com mais de 100 episódios, o ‘Pílula’ está disponível no Spotify, iTunes, Google Podcast, entre outros streamings. Novos episódios de segunda a sexta-feira, às 13h, e um episódio ‘Extra’ pode acontecer a qualquer momento, dependendo da pauta do dia.

Spotify: https://bityli.com/nUV5R
Deezer: https://bityli.com/aGnUX
Apple Pocast: https://bityli.com/VZX15
Instagram: @pilulapodcast
Facebook: /pilulapodcast