Polícia Civil do AM investiga se houve facilitação na fuga de detentos durante transferência

Em nota, a Seap informou que "mesmo sendo tomado todos os procedimentos operacionais existentes para transferência, durante a operação, internos causaram um tumulto e quatro deles fugiram para a área de mata (Foto: Divulgação/Seap)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A fuga de detentos durante transferência do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8, na BR-174, em Manaus, para o Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM), na tarde desta quinta-feira, 19, está sendo investigada pela Polícia Civil do Amazonas.

A ocorrência foi registrada quando os presos estavam sendo alocados no ônibus da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A transferência não chegou a ser realizada, pois, com o carro ainda na garagem, de acordo com a Polícia Civil, seis detentos fugiram pelo teto do transporte e pularam o muro do Ipat.

Um dos detentos, identificados como Luiz Fernando Nogueira da Silva, que participou da fuga, acabou caindo do muro e sofreu ferimentos leves. Ele foi recapturado, recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao 20° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde as investigações serão realizadas.

PUBLICIDADE

O delegado Rafael Wagner, do 20° DIP, em entrevista à imprensa, informou que a Polícia Civil trabalha com a hipótese de facilitação da fuga.

Em nota, a Seap informou que “mesmo sendo tomado todos os procedimentos operacionais existentes para transferência, durante a operação, internos causaram um tumulto e quatro deles fugiram para a área de mata. A Secretaria ressalta, ainda, que o fato não ocorreu na parte interna de nenhuma unidade e que todos os presídios encontram-se com os trabalhos dentro na normalidade. A Seap reforça que determinou que sejam tomadas todas as medidas para apurar o ocorrido na forma da lei, com consequente apuração de responsabilidades”.

De acordo com a Polícia Civil, os outros detentos foram identificados como: Veicimar Ribeiro Neves, Walcicley de Souza Fernandes, Luan Martins Mafra, André Souza da Silva e Cleiton Figueiredo da Silva.

Divergências

A CENARIUM questionou a Secretaria de Administração Penitenciária sobre a divergência no número de detentos informados pelo órgão e pelo delegado do 20° DIP. A Seap respondeu que quatro detentos participaram da ação, no entanto, até o momento, dois detentos foram recapturados e outros dois seguem foragidos.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.