Polícia Civil do AM tem cinco dias para explicar presença de deputada em ações policiais


27 de maio de 2024
Polícia Civil do AM tem cinco dias para explicar presença de deputada em ações policiais
A deputada estadual Débora Menezes (Composição: Weslley Santos/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) deu prazo até sexta-feira, 31, para que a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) explique, de “forma minuciosa“, o envolvimento da deputada estadual Débora Menezes (PL-AM) em ocorrências e operações policiais no Estado, em meio à suspeita de interferência política na polícia.

O ofício consta em documento publicado no Diário Oficial da pasta na sexta-feira, 24, direcionado ao delegado-geral, Bruno Fraga. Na mesma publicação, o MP-AM confirmou a instauração do Inquérito Civil nº 06.2024.00000398-7, assinado pelo promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, que vai apurar o uso da Segurança Pública para promoção política de integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo do Amazonas.

Oficiar a Sua Excelência o Senhor Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado do Amazonas – DG-PCAM, a fim de que, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, indique todas as ocorrências e/ou operações policiais da PC-AM em que Deputada Estadual Débora Menezes participou ou colaborou de qualquer forma, explicando de forma minuciosa de que forma foi exercida a participação e em que aspectos prestou algum tipo de apoio à Polícia Civil (…)“, diz um trecho do documento.

Trecho do documento publicado no Diário Oficial do MP-AM (Reprodução)

A ação ocorre após a parlamentar se envolver em uma polêmica com a titular da Delegacia Especializada na Proteção a Crianças e Adolescentes (Depca), delegada Joyce Coelho, que colocou o cargo à disposição ao discordar da atuação da parlamentar em ações policiais. Por isso, o MP-AM deu o mesmo prazo para a delegada esclarecer quais “eventos, fatos e circunstâncias” trataram-se de interferência política e fizeram-na colocar a titularidade da delegacia à disposição.

Trecho do documento publicado no Diário Oficial do MP-AM (Reprodução)

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), também deve disponibilizar informações sobre a “disponibilidade de verbas e da legalidade de seus gastos por parlamentares estaduais com atribuições ou competências pertinentes a atividades de outros poderes, em especial, acerca de gastos e prestação de contas pela Deputada Estadual Débora Menezes em auxílio de missões policiais”.

Trecho do documento publicado no Diário Oficial do MP-AM (Reprodução)

A REVISTA CENARIUM questionou a PC-AM e a assessoria da parlamentar sobre o inquérito civil do MP-AM e aguarda retorno.

Entenda o caso

Joyce Coelho colocou o cargo à disposição no último dia 16 de maio. Nos bastidores, as informações dão conta que o desconforto originou-se de interferência política, especialmente da deputada Débora Menezes, em eventos e operações da Polícia Civil.

Recentemente, Menezes, que até pouco tempo não possuía ligações evidentes com a instituição de segurança pública, tem sido vista acompanhando a Polícia Civil em operações relacionadas a casos de estupro e abuso sexual.

Na última coletiva sobre a “Operação Caminhos Seguros”, da Polícia Civil, Joyce Coelho não esteve presente, enquanto Débora Menezes marcou presença. Na ocasião, a parlamentar esclareceu que o papel da Aleam é prestar apoio logístico e estrutural.

Confira o documento na íntegra:

Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.