Polícia do AM prende integrantes de organização criminosa atuante no Parque das Tribos

Suspeitos atuavam dentro do bairro Parque das Tribos cometendo crimes contra a população (Reprodução/PC-AM)

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Quatro integrantes de uma organização criminosa que atua dentro do primeiro bairro indígena de Manaus, o Parque das Tribos, na zona Oeste de Manaus, foram presos nesta quinta-feira, 11. Segundo a Polícia Civil do Amazonas, entre os presos está o líder da organização que agia dentro do bairro, ameaçando a população. Os nomes e imagens dos suspeitos não foram divulgados a fim de preservar a continuidade da investigação.

De acordo com a polícia, foram solicitados da Justiça seis mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão. Destes, todos foram deferidos. Durante a ação, foram cumpridos todos os mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão.

PUBLICIDADE

Segundo o delegado Rafael Soibelman, titular da 4ª Seccional Oeste e 20° Distrito Integrado de Polícia (DIP), um dos alvos dos mandados já havia morrido e outros dois estão foragidos. “Um dos alvos veio a falecer, então o mandado dele fica em aberto e será informado à Justiça o óbito desse indivíduo. Dois indivíduos estão foragidos e faremos as buscas necessárias para efetuar as prisões deles”, ressaltou o delegado.

Delegado Rafael Soibelman afirmou que quatro pessoas foram presas (RicardoOliveira/Revista Cenarium)

Ainda segundo a polícia, os suspeitos atuavam dentro do bairro praticando crimes contra a população, como tentativa de homicídio, extorsão, roubo e incêndio.

“Inicialmente, quando a invasão iniciou, provavelmente era com o intuito de abrigar indígenas, todavia terrenos foram vendidos para pessoas não indígenas. Desde quando as pessoas adquiriram lotes lá, foi iniciada a cobrança de taxas e algumas pessoas não concordavam ou não poderiam pagar por essas taxas. Então a organização começou coagi-las a pagar essas taxas, expulsou outras, desafetos eram ameaçados ou sofriam alguma espécie de violência. Teve gente que chegou a ser baleada e imóveis foram incendiados”, detalhou o delegado titular.

O delegado Rafael Soibelman acrescentou ainda que após serem feitos os procedimentos necessários na delegacia, os suspeitos serão encaminhados à Central de Recebimento e Triagem da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Ele ainda destacou que a investigação irá continuar afim de cumprir os mandados em aberto e identificar outros suspeitos envolvidos na organização criminosa.

Parque das Tribos

O bairro Parque das Tribos abriga 700 famílias, sendo 80% indígenas de 35 etnias. A comunidade iniciou em 2014 e abriga indígenas de etnias como Apurinã, Baré, Mura, Kokama, Tikuna, Wanano, Sateré-Mawé e Tukano. 

O primeiro bairro indígena de Manaus atualmente enfrenta as dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus. Os moradores da localidade foram atingidos pelo desemprego, pelo vírus e até mesmo com a perda do cacique Messias Kokama, vítima da doença.

*Colaboração: Gabriel Abreu

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.