Polícia do Pará prende mais de 30 homens por dívidas com pensão alimentícia
10 de agosto de 2024

Jadson Lima – Da Cenarium*
MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Pará (PC-PA) prendeu 35 homens por descumprimento de ordem judicial de pagamento de pensão alimentícia. As prisões foram realizadas na capital Belém e na região metropolitana no âmbito da operação ‘Não Basta ser Pai’ entre a segunda-feira, 5, e a sexta-feira, 9.
As ações foram realizadas pelas equipes da Divisão de Operações Especiais (DIOE) e da Diretoria de Polícia do Interior (DPI). O diretor da Polícia Especializada, delegado Evandro Júnior, afirmou que a operação visou conscientizar sobre a importância paterna na criação dos filhos.

“As equipes da Polícia Civil, através da DIOE e também de agentes em todo o interior do Pará, empreenderam esforços, ao longo desta semana, para efetuar as prisões dos indivíduos que tinham mandados de prisão em aberto por inadimplência relacionados à pensão alimentícia. A operação buscou ressaltar a importância da responsabilidade paterna na criação dos filhos”, disse.
O dia “D” das ações que resultaram no maior número de prisões foi realizado na sexta-feira, 9, e contou com o emprego de uma força-tarefa dos agentes policiais. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão em Belém e 18 em cidades do interior do Estado. As determinações das medidas foram expedidas por diferentes comarcas do Poder Judiciário estadual.

A PC-PA informou em nota os bairros onde a operação foi deflagrada. São eles: Guamá, Marambaia, Jurunas, Icoaraci, Cidade Nova, Coqueiro, Condor, Telégrafo, Marambaia. Além disso, as medidas foram cumpridas nos municípios de Bragança, Capanema, Igarapé-Açu, Santa Izabel, Baião, Tracuateua, Parauapebas, Bragança e Castanhal.