Polícia Federal deflagra nova operação contra garimpeiros ilegais em rio da Amazônia


04 de agosto de 2022
Polícia Federal deflagra nova operação contra garimpeiros ilegais em rio da Amazônia
Balsas de garimpo sendo queimadas em rio do Amazonas (Reprodução)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Pelo menos seis balsas de garimpeiros ilegais que voltaram a invadir o Rio Madeira, no Amazonas, foram destruídas pela Polícia Federal (PF), no começo da tarde desta quinta-feira, 4, na comunidade do Rosarinho, em Autazes (a 111 quilômetros de Manaus). A operação foi confirmada à REVISTA CENARIUM pelo superintendente da Polícia Federal, Eduardo Fontes.

Nos vídeos repassados com exclusividade à REVISTA CENARIUM, por moradores do local que não quiseram se identificar, mostram diversas balsas ao longo do Rio Madeira sendo queimadas enquanto a população assiste das margens da comunidade. A PF informou que ao final do dia desta quinta-feira, 4, mais informações serão repassadas.

A nova ação acontece na mesma região que, em novembro de 2021, a PF, com apoio das Forças Nacionais de Segurança, prendeu três pessoas e destruiu, aproximadamente, 130 balsas utilizadas para o garimpo, durante Operação Uiara.

Eles estão queimando as balsas, já estão tudo para fora, tudo queimada. Está só o “coche” dentro d’água. Agora, o resto está tudo queimado, agora vão queimar do ‘Golfinho’. Acho que tem bem umas seis que não estão queimadas ainda“, diz uma moradora do local.

As balsas pertencem à invasão ocorrida em julho, onde a CENARIUM foi uma das primeiras a relatar o retorno dos garimpeiros ao local. À época, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) informou que não tinha registro formal da situação, mas abriram inquérito para apurar baseado nas informações repassadas pela imprensa.

Leia mais: Garimpeiros retornam ao Rio Madeira, no interior do AM, após oito meses da operação que destruiu centenas de balsas

Centenas de balsas invadiram a região em 2021 (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Operação Uiara

O Greenpeace foi responsável por denunciar a presença das balsas na operação de novembro com o suporte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e estão preparando nova denúncia sobre a invasão que começou neste fim de semana.

A Operação Uiara realizada pela PF com apoio de outros órgãos de controle identificou 300 dragas que chegaram à Comunidade de Rosarinho após receberem a informação de que havia ouro na região.

*Mais informações em breve

Veja vídeo das balsas sendo queimadas:

(Reprodução)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.