Polícia Federal deflagra operação contra ‘cartel dos combustíveis’ em Manaus


19 de julho de 2023
Polícia Federal deflagra operação contra ‘cartel dos combustíveis’ em Manaus
Agentes da Polícia Federal na sede do órgão em Manaus (Divulgação/PF)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A Polícia Federal do Amazonas (PF-AM) em conjunto com o Procon-AM e com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 19, a ‘Operação Cartel Zero’ contra postos de combustíveis em Manaus. A suspeita é de que empresas estariam negociando valores e limitando a livre concorrência mediante acordo entre empresários específicos.

Os focos são postos de combustíveis de diferentes franquias, selecionados aleatoriamente, utilizando-se a técnica de amostragem, que embasará a análise dos principais postos fornecedores da capital amazonense. A operação acontece após a ANP divulgar que a capital possui a gasolina mais cara do País, com média de R$ 6,51 pelo litro, enquanto nas demais regiões a média está estabelecida em R$ 5,63.

Policiais federais durante a operação em postos de combustíveis (Divulgação/PF)

A Polícia Federal entende que essa ação conjunta contribui para o combate e a prevenção do crime de cartel, garantindo a proteção dos direitos dos consumidores e a promoção de um ambiente concorrencial correto no setor.

A operação está em andamento e de acordo com a Polícia Federal, mais informações serão repassadas durante o dia.

(*) Mais informações em instantes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.