Polícia Federal inicia coleta de informações sobre ataque hacker que tirou ConecteSUS do ar

Ataque ocorreu na madrugada dessa sexta-feira, 10. (Divulgação)

Com informações da PF

MANAUS – A Polícia Federal (PF) já começou a investigar as circunstâncias do ataque hacker que deixou sites e aplicativos do Ministério da Saúde fora do ar na sexta-feira, 10. Segundo uma fonte da corporação, ainda não foi aberto um inquérito formal, mas as informações já estão sendo coletadas.

De acordo com a PF, o que se descortinou, até o momento, é que, aparentemente, não se trata de um ataque de ransomware, de sequestro de dados, mas sim, de hacktivismo. Houve um ataque à nuvem do Ministério da Saúde, o que está impossibilitando o acesso ao ConecteSUS, mas não foram extraídos dados. Quando o usuário tenta acessar o site e aplicativo, uma mensagem assinada pelo Lapsus$ Group informa que “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos” e registra um contato para resgate.

PUBLICIDADE

“O Ministério da Saúde informa que, na madrugada de sexta-feira, 10, sofreu um incidente que comprometeu, temporariamente, alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital que estão indisponíveis no momento”, diz o ministério, em nota.

O ministério acrescentou, ainda, que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações sobre o caso. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”, acrescentou, em nota.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.