Polícia Federal apreende 10 toneladas de pirarucu de origem ilegal em Manaus


08 de abril de 2021
Polícia Federal apreende 10 toneladas de pirarucu de origem ilegal em Manaus
A prisão ocorreu após fiscalização da PF a embarcações no Porto de Manaus, que contou com a cooperação da Receita Federal (Reprodução/Assessoria)

Com informações da assessoria

MANAUS – A Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira, 8, prendeu uma pessoa em flagrante delito pelo transporte de, aproximadamente, 10 toneladas de pirarucu, produto de pesca ilegal na região amazônica.

A prisão ocorreu após fiscalização da PF a embarcações no Porto de Manaus, que contou com a cooperação da Receita Federal. Além da mercadoria, a embarcação também foi apreendida. O preso foi conduzido à sede da PF, onde foi instaurado inquérito policial mediante auto de prisão em flagrante pelos crimes de pesca proibida e receptação qualificada, por adquirir coisa que sabe ou deveria saber ser produto de crime.

A carga vai ser analisada no laboratório de isótopos estáveis da Superintendência da Polícia Federal do Amazonas para descobrir a real origem do pescado. A PF vai solicitar do perdimento dos bens, com base na lei n° 9605/98 e a jurisprudência do STJ. As 10 toneladas de pirarucu apreendidas pela PF serão destinadas a instituições sociais do Amazonas.

Entenda o crime ambiental

A atividade pesqueira de pirarucu é autorizada apenas pelo Ibama em determinadas áreas, como locais de manejo com considerável quantidade de pirarucu em relação ao número de indivíduos adultos daquela região.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.