Polícia prende suspeito de estuprar criança de nove anos no AM
Por: Jadson Lima *
08 de março de 2025
MANAUS (AM) – Um homem de 50 anos teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Amazonas sob suspeita de estuprar uma criança de nove anos em Tonantins (AM), município localizado a 865 quilômetros de Manaus. O suspeito, que não teve a identidade revelada, foi preso pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) na quarta-feira, 5, por estupro de vulnerável.
De acordo com informações repassadas pela PC-AM à imprensa, a prisão foi realizada pela equipe da 54ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tonantins, na comunidade São José do Amparo, naquele município. As investigações sobre o caso iniciaram em janeiro deste ano após uma denúncia feita pelo Conselho Tutelar do município.
De acordo com o delegado titular da 54ª DIP, Wellery Allef, os abusos ocorriam há cerca de três anos. Após o recebimento da denúncia, as autoridades policiais encaminharam a criança para tratamento psicológico, onde a vítima relatou detalhes sobre o crime. As investigações apontaram que o suspeito chegou a oferecer dinheiro para a vítima.
“[Após a denúncia], encaminhamos a criança para a escuta especializada com o psicólogo, onde ela relatou diversos detalhes desses ocorridos. Inclusive, afirmou que isso ocorre desde os seus seis anos de idade [e tinha como autor o homem que] morava na mesma comunidade que ela. O indivíduo ainda oferecia dinheiro a vítima a fim de atraí-la”, disse o delegado.

Wellery Allef pontuou, ainda, que a criança passou por exame de corpo de delito, o qual constatou a conjunção carnal. Após o avanço das investigações e da coleta de indícios sobre a autoria e materialidade do crime de estupro de vulnerável, as autoridades policiais representaram pela prisão preventiva do suspeito, que foi decretada pela Justiça do Estado.
“Fizemos diversas diligências na comunidade à procura do infrator, mas ele havia evadido-se do local. O mandado foi cumprido no momento em que ele se entregou na delegacia. O indivíduo já passou por audiência de custódia e a sua prisão foi mantida”, destacou o delegado.