Polícia prende suspeitos de assaltar joalheria em shopping de Manaus
Por: Cenarium*
01 de julho de 2025
MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, nesta terça-feira, 1°, três suspeitos e apreendeu uma adolescente por suspeita de envolvimento em um roubo praticado em uma joalheria, localizada em um shopping center na Zona Centro-Sul de Manaus. A operação foi realizada por agentes da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM).

O crime foi praticado no dia 13 de junho e gerou prejuízo, já que os autores tiveram acesso ao cofre e subtraíram joias de alto valor. Na época, o tenente da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) Irapuan Santos de Figueiredo afirmou que três suspeitos entraram na loja Di Donna e renderam uma das funcionárias do estabelecimento “dizendo para ela não olhar enquanto outros dois envolvidos estavam fazendo o roubo [de joias]”.
Leia também: Shopping nega imagens após assalto, diz PM: ‘Não pude ter acesso’
Durante coletiva de imprensa, realizada após a operação, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, informou que logo após a instituição tomar conhecimento da ação criminosa, foram iniciadas diligências imediatas. As equipes da DERFD e da Core-AM deflagraram a operação nas proximidades do município de Itacoatiara (AM), a 176 quilômetros de Manaus, que resultou nas prisões.

“Também houve a participação de uma adolescente de 17 anos. No dia anterior ao assalto, ela foi até a joalheria acompanhada do companheiro, que é um dos autores, para fazer o levantamento das informações e repassar aos demais membros da associação criminosa. Conseguimos localizá-los e efetuar as prisões e a apreensão”, destacou Bruno Fraga.
O delegado Thomaz Vasconcelos Dias, titular da DERFD, detalhou que, ao todo, foram identificadas seis pessoas envolvidas no roubo. Destas, três foram presas nesta terça-feira, além da apreensão da adolescente, enquanto outros três homens permanecem foragidos.

“Na véspera do crime, a adolescente e o companheiro simularam a intenção de comprar joias de formatura. Eles observaram a movimentação no local, verificaram quantas pessoas trabalhavam, se havia homens na loja, e, a partir disso, planejaram a ação criminosa, que foi executada no dia seguinte, 13 de junho”, explicou o delegado.
Segundo a autoridade policial, após o crime, os infratores se esconderam em um sítio situado a aproximadamente 15 quilômetros, mata adentro, em Itacoatiara. A proprietária do local teve sua liberdade restringida, permanecendo sob o controle dos autores do roubo. Durante a operação, foi apreendida uma arma de fogo utilizada na ação, com três munições intactas e duas deflagradas.
Leia também: Tentativa de assalto é registrada em joalheria de shopping em Manaus
“Na abordagem, um dos suspeitos ainda esboçou reação e tentou usar o próprio filho como escudo humano para evitar a prisão. As diligências continuam para localizar e prender os demais envolvidos”, afirmou Thomaz Vasconcelos Dias.
O delegado Juan Valério, coordenador da Core-AM, ressaltou que, após o acionamento da DERFD, foi realizado, de forma integrada, todo o planejamento operacional com base nas informações de inteligência para garantir o sucesso da operação.

“Era uma situação de localização bastante sensível, pois se tratava de uma área de mata. Havia informações de que poderiam existir pessoas no local sem relação direta com o crime e que, de fato, poderiam ser usadas como escudos. Por isso, tivemos toda essa cautela durante a ação”, finalizou Juan Valério.
O trio passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário. A adolescente permanecerá à disposição do Juizado Infracional.