Polícia revela local onde idosa, estuprada pelo filho, foi encontrada em Manacapuru, no AM


Por: Jadson Lima

09 de maio de 2025
Polícia revela local onde idosa, estuprada pelo filho, foi encontrada em Manacapuru, no AM
Residência foi alvo de diligências pela PC-AM (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) revelou, nesta sexta-feira, 9, o local onde uma idosa de 98 anos era mantida após ser vítima de estupro e maus-tratos em Manacapuru (AM), município distante 68 quilômetros de Manaus. As investigações apontam que o autor dos crimes era o filho dela, um homem de 50 anos que não teve a identidade revelada.

Suspeito foi preso na residência em que ele morava com a mãe (Reprodução)

O suspeito foi preso em flagrante nessa quinta-feira, 8, após denúncia anônima feita pelos vizinhos da vítima. Os gritos vindos da casa onde eles moravam, no bairro Correnteza, foram ouvidos durante a madrugada da quinta-feira, 8. As imagens divulgadas pelas autoridades, captadas por agentes durante as diligências no local, mostram a situação da residência em que a vítima foi encontrada.

Registros mostram situação da residência em que idosa foi encontrada (Divulgação/PC-AM)

Uma cama, uma cadeira e uma rede de proteção contra mosquitos, todos objetos em más condições, aparecem em nos registros. Em outro cômodo fotografado, o registro mostra um fogão, uma botija de gás, utensílios de cozinha e uma garrada térmica. De acordo com as investigações, o suspeito usava a aposentadoria da vítima para pagar dívidas pessoais.

Quarto da vítima tinha apenas uma cama, em más condições (Divulgação/PC-AM)

Em coletiva de imprensa, o delegado Paulo Mavignier afirmou que a idosa era vítima de abuso sexual de forma reiterada. A autoridade relatou que vizinhos chegaram a ouvir gritos vindos da residência em que eles moravam enquanto os crimes eram praticados. Após a audiência de custódia, a prisão em flagrante do suspeito foi convertida em preventiva.

“Essa senhora era privada de alimentação. O filho dela utilizava o cartão de benefícios dela para pagar dívidas pessoais, deixando de comprar comida e ter cuidados médicos com ela, além dos abusos sexuais que ela vinha sofrendo há bastante tempo. Vizinhos relataram que havia gritos de terror e de pavor pelo que essa senhora sofria”, disse o chefe do departamento de polícia do interior.

Delegado Paulo Mavignier falou com a imprensa sobre o caso (Divulgação/PC-AM)

Em depoimento, a idosa relatou sentir dores pelo corpo e nas partes genitais. Exames aos quais ela foi submetida também confirmaram as lesões após os abusos sexuais. O inquérito mostra que o homem levava amigos para a residência em que ele morava com a vítima. Até o momento, a PC-AM não tem a informação sobre a participação de outras pessoas nos crimes.

Não sei como essa senhora não veio a óbito por tamanha violência que ela vinha sofrendo a bastante tempo. Os abusos aconteciam na madrugada, eram gritos de horror e parece também que ele levava os amigos dele para dentro da casa também. [Neste momento] nós não sabemos se os amigos também participavam dos abusos”, declarou Mavignier.

Policiais fizeram diligências na residência em Manacapuru (Divulgação/PC-AM)

Após a audiência de custódia, a Justiça do Amazonas converteu em preventiva a prisão em flagrante do suspeito. Ele responderá pelos crimes de estupro majorado, maus-tratos e apropriação indevida de rendimentos. A idosa, que foi encontrada com sinais evidentes de desgaste físico e emocional, foi encaminhada para um abrigo.

Leia mais: Homem é preso sob suspeita de estuprar mãe de 98 anos no AM
Editado por Izaías Godinho
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.