Policiais são presos pelo MP-AM suspeitos de forjar flagrante em Manaus
Por: Jadson Lima
14 de dezembro de 2024
MANAUS (AM) – Quatro policiais militares da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que não tiveram os nomes revelados, foram presos preventivamente na manhã deste sábado, 14. Eles são suspeitos de agredir e forjar o flagrante de um comerciante em Manaus. O caso, registrado na última terça-feira, 10, no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte da capital amazonense, foi flagrado por uma câmera de segurança.
A prisão dos PMs foi realizada pela 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Proceapsp), do MP-AM. A “Operação Forja” também contou com o auxílio operacional de agentes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (Caocrimo/MPAM), do Departamento de Justiça e Disciplina da PM e do Comando 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom/CPA NORTE).

De acordo com o MP-AM, a prisão dos PMs foi solicitada pelo promotor Armando Gurgel após o vazamento de um vídeo, no qual os policiais militares aparecem realizando uma abordagem contra o comerciante, por volta de 23h44 da terça-feira. As imagens mostram que um dos policiais focou com uma lanterna no rosto da vítima, que foi algemada, agredida e presa em flagrante por tráfico de drogas.
Os militares chegaram a registrar no Boletim de Ocorrência (BO) que o comerciante foi abordado e preso em via pública com droga. Os agentes também informaram que o suspeito teria entregue mais drogas, mas a gravação coloca a tese dos policiais em xeque.
O promotor de Justiça que pediu a prisão dos envolvidos no caso afirmou que eles vão responder por vários crimes, como extorsão, tráfico de drogas, falsidade ideológica, tortura e abuso de autoridade. A autoridade destacou que as investigações preliminares apontaram desvio de conduta e excesso, e reforçou o pedido para que a população denuncie casos semelhantes.
“Os PMs alegaram que o comerciante foi preso por envolvimento em crimes, mas as circunstâncias da prisão, elucidadas pelo vídeo, não são as que foram descritas por eles. Foi uma ação forjada, onde foram praticados vários crimes. Houve desvio de conduta e excesso. Orientamos a população a fazer a denúncia, para que casos como esse não se repitam“, afirmou o promotor.
Os militares presos foram encaminhados para o Batalhão da Polícia Militar em Manaus. Eles ficarão à disposição do judiciário.