População critica atraso de alerta da Defesa Civil em Manaus


Por: Fred Santana

14 de outubro de 2025
População critica atraso de alerta da Defesa Civil em Manaus
O comunicado oficial da prefeitura foi emitido somente às 15h15, quando diversas áreas da cidade já enfrentavam alagamentos (Reprodução | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Moradores de Manaus criticaram, nesta terça-feira, 14, o atraso no envio do alerta da Defesa Civil Municipal sobre o temporal que atingiu a capital amazonense desde o fim da manhã. O comunicado oficial da prefeitura foi emitido somente às 15h15, quando diversas áreas da cidade já enfrentavam alagamentos e deslizamentos.

As chuvas começaram por volta das 10h e se intensificaram ao longo do dia. Às 14h56, a Prefeitura de Manaus informou que o município estava em “estado de atenção” por conta da previsão de chuvas intensas, ventos fortes e raios. Cerca de 20 minutos depois, o prefeito David Almeida divulgou um vídeo nas redes sociais afirmando que o alerta seria emitido “daqui a pouquinho”, enquanto a cidade já registrava transtornos causados pela chuva.

Quando o alerta foi publicado, às 15h15, o texto informava sobre risco de alagamento em zonas de risco e orientava a população a ligar para os números de emergência 199 ou 193. No entanto, o comunicado não especificava quais eram essas áreas nem oferecia instruções sobre locais seguros ou pontos de abrigo.

Nas redes sociais, moradores manifestaram indignação com o atraso e a falta de clareza das informações. “Esse alerta da Defesa Civil não deveria sair antes de começar a chover?”, questionou uma usuária. Outro comentário ironizou: “Depois do temporal passar, eles mandam o alerta”. Houve também relatos de pessoas que já estavam com as casas alagadas no momento da notificação. “Ufa, agora sim posso desalagar minha casa tranquilo, depois desse alerta”, escreveu outro morador.

Internautas reagiram após alerta da Defesa Civil atrasar em Manaus (Reprodução/Internet)

Outros usuários reforçaram o tom de crítica e ironia. “Depois de uma hora de chuva kkk”, comentou uma internauta. “Sair de casa e vai pra onde? Será que ele construiu moradias dignas, investiu em saneamento básico?”, questionou outra. “Já estamos quase morando em flutuante”, desabafou uma moradora.

“Muito legal ter chegado o alerta da prefeitura depois de já ter caído meio mundo e alagado tudo”, ironizou uma usuária. Outros comentários resumiram o sentimento geral: “Simmm”, respondeu uma pessoa, enquanto outra observou que “depois do temporal, o alerta chega”.

Por volta das 17h, a prefeitura divulgou um novo boletim informando que o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) havia registrado 11 ocorrências relacionadas à chuva, incluindo riscos de desabamento, deslizamentos e alagamentos em várias zonas da capital. Entre as áreas mais afetadas estavam bairros das zonas Norte, Leste e Oeste.

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informou que as equipes de campo atenderam as demandas encaminhadas pelo Disque 199 e seguem monitorando as áreas de risco.

Leia mais: Manaus registra chuvas intensas no ‘verão amazônico’; especialistas explicam
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.