População do Acre já pode acessar nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital


03 de agosto de 2022
População do Acre já pode acessar nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital
Documento nacional de identificação será unificado pelo número do CPF (Adriana Toffetti/Estadão)
Com informações da Agência Brasil

ACRE – O policial civil Junior Cesar da Silva, de 43 anos, foi a primeira pessoa, no País, a ter acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em formato digital. Ele é diretor do Instituto de Identificação do Acre. O Estado no Norte do País é o primeiro a conceder acesso ao novo registro.

A nova carteira tem número único, que é o CPF, para evitar fraudes e eliminar a possibilidade de pessoas poderem emitir diferentes documentos nos Estados e no Distrito Federal. Assim que o cidadão realiza o pedido de emissão, no Acre, já retira o documento físico e pode ter acesso ao registro geral (RG) digital pelo celular, segundo informou o governo. O documento de identificação dos brasileiros já está disponível, digitalmente, no aplicativo Gov.Br para a população do Estado, que também pode ter modelos em papel ou plástico.

Interessados devem procurar a Organização em Centros de Atendimento (OCA) para emitir, gratuitamente, o novo modelo de identificação em papel ou policarbonato (plástico). A população pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, de 7h30 as 13h30 (horário local), na Rua Quintino Bocaiuva, 299, no Centro de Rio Branco. O atendimento é por ordem de chegada.

Na semana passada, o processo de emissão já havia começado, no Rio Grande do Sul, no formato físico. A previsão é que Goiás seja o próximo Estado a emitir o documento para a população.

Viagens internacionais

Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o passaporte continua sendo obrigatório.

O prazo de validade do novo RG varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. O prazo de validade é indeterminado para a população a partir dos 60 anos. 

Versão digital

Depois de emitir a nova carteira nos órgãos estaduais, o cidadão deve baixar o app Gov.Br nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android. Após inserir o usuário e a senha no aplicativo, aparecerá uma tela inicial com o ícone “Carteira de documentos”. A partir daí, basta clicar no botão “+”; escolher “Carteira de Identidade” e ir em “Adicionar Documento” para ter acesso.

A nova Carteira de Identidade Nacional vem com um QR code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como smartphones, o que permitirá a validação eletrônica de autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.