População é prejudicada com falta de atendimento presencial no TRE-AM, após falhas no sistema

(Reprodução/Jander Souza)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O atendimento ao público, de forma presencial não agendada, realizado nesta sexta-feira, 22, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) foi marcado por longas filas e problemas no sistema. Devido ao ponto facultativo, após feriado nacional do Dia de Tiradentes, na quinta-feira, 21, os eleitores com pendências aproveitaram o dia para dispor dos serviços oferecidos pelo órgão, mas nem todos saíram com a demanda atendida.

Com a intenção de emitir o título de eleitor, Brenda Barros, 18 anos, foi uma das várias pessoas que tiveram que voltar para casa sem ter o problema resolvido, ao procurar atendimento no órgão. De acordo com a estudante, embora tenha esperado na fila, que se estendia ao lado do prédio do Tribunal, nada pôde ser feito.

PUBLICIDADE
Brenda Barros não conseguiu ser atendida de forma presencial (Reprodução/Jander Souza)

“Cheguei cedo, deixei meu filho de 7 meses em casa, fiquei na fila e quando foi a minha vez de ser atendida o sistema caiu. Falaram que o sistema só voltaria às 16h e agora deram um ‘papelzinho’ para voltar na segunda-feira e passar por todo esse processo de novo. Não consegui resolver meu problema, saio com fome, chateada e sem meu título que estava precisando”, lamenta Brenda.

Posicionamento

Procurada pela equipe da Revista Cenarium para saber como ficaria a situação das pessoas que não conseguiram ser atendidas, mesmo após horas na fila, e a estimativa quanto ao número de pessoas não atendidas, o TRE-AM não respondeu à solicitação até a publicação desta matéria.

A decisão de manter o atendimento presencial, em dia de ponto facultativo, foi do presidente do TRE-AM, Wellington Araújo
(Reprodução/Jander Souza)

Prazo

Vale lembrar que a data limite para serviços como: emissão de título de eleitor, retificação de dados pessoais, transferência do município de domicílio eleitoral, inclusão do nome social e regularização se encerra no próximo dia 4 de maio.

Aos novos eleitores, o sistema Titulonet é uma alternativa. Caso a opção seja a emissão virtual, é necessário digitalizar o comprovante de residência atualizado, certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos, e uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação.

Para mais detalhes de como emitir o documento, de forma online, basta acessar o site e seguir as orientações. O cadastro eleitoral precisa ser efetuado com 150 dias de antecedência ao pleito.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.