População tenta linchar prefeito ‘ficha suja’ durante inauguração de praça; veja vídeo

Ao tentar entregar obra, prefeito é recebido sob chuva de vaias e cobranças de moradores revoltados (Reprodução/Internet)

Carolina Givoni e Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Gritos, vaias, tumulto e buzinaços, além do bate-boca com a população que tentou linchar o prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça (Progressistas/AM), nesta quarta-feira, 12, marcou a série de inaugurações de obras no município distante a 128 quilômetros da capital amazonense.

A confusão armada por moradores começou quando o gestor do município acompanhava a entrega de uma das cinco obras, previstas para ocorrer no dia. A população insatisfeita com a qualidade dos serviços prestados pela prefeitura iniciou as hostilidades.

PUBLICIDADE

Ao tentar se justificar diante dos gritos e vaias, Romero acabou batendo boca com um eleitor que o criticava ao que parece, pela má conservação asfáltica da via por onde passava a comitiva do prefeito.

“Isso aqui era pra ter tampado, péssimo prefeito! Nojento!”, disparou o morador.

Mais hostilidades

Ao tentar rebater, o prefeito foi protegido por um policial militar que o orientou a entrar no carro. Mais sensato que o mandatário, o PM escoltou Romero Mendonça até o interior da picape, enquanto a população continuava as cobranças aos gritos.

“Olha aqui os buracos! Olha aqui os buracos!”, bradava uma moradora.

Ao final, com Romeiro já dentro do veículo, a caravana seguiu viagem debaixo de fortes vaias, gritarias e mais protestos da população.

Feirão de inaugurações

Segundo a assessoria do prefeito, a quarta-feira era para ser um dia feliz para a contabilidade política do prefeito de Presidente Figueiredo. Romero Mendonça acordara disposto a fazer um verdadeiro “Feirão de inaugurações” de inaugurações.

Contudo, entre ele e as obras, existia uma população revoltada no meio do caminho. Com direito a convite distribuído pela cidade, a previsão era participar de cinco eventos num único dia.

Às 9h foi inaugurado o ginásio coberto da Comunidade São Miguel, no km 50 da AM-240. Já às 10h, o prefeito entregou o ginásio coberto e a quadra de areia da Escola Municipal Dr. Octávio Lacombe.

Durante às 15h, o prefeito inaugurou a Casa do Agricultor; e finalmente às 16h, o novo prédio da Guarda Municipal; Além da Praça da Juventude às 19h.

Como se vê pelo vídeo, em algum momento o cerimonial chamou os convidados errados ou a população não anda satisfeita com a gestão do prefeito de Presidente Figueiredo.

Assista ao vídeo:

Cassações

Em 1º de julho deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou o caso de Romeiro Mendonça (Progressistas), dando parecer favorável ao prefeito, de que a troca de chefes do Executivo municipal poderia atrapalhar as ações de combate à Covid-19, e que novas eleições em meio à pandemia ofereceriam riscos à saúde pública.

Neste caso, caso o Vice-prefeito Mário Abrahão também fosse afastado do cargo ainda em julho, a escolha dos novos prefeitos deveria ser direta – e o mandato ainda teria de seis meses de duração.

Desde 2016, Romeiro e Mário respondem à justiça eleitoral, por supostos crimes como captação ou gasto ilícitos de recursos financeiros e abuso de poder econômico, durante a campanha eleitoral daquele ano. O gestor tem vivido uma verdadeira “montanha russa” entre três cassações, liminares e recursos para manter o cargo eletivo.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a pedido da reportagem da REVISTA CENARIUM, confirmou que Mendonça foi efetivamente afastado duas vezes do cargo, sob a jurisdição da corte.

A equipe de reportagem da REVISTA CENARIUM tentou contato com o prefeito Romeiro Mendonça, que até o fechamento da matéria não havia se manifestado.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.