Populares contestam prazo de entrega e trânsito da ponte na BR-319
Por: Carol Veras
19 de maio de 2025
MANAUS (AM) – Após três anos do acidente que matou cinco pessoas e deixou mais de 10 feridos, a construção da nova ponte sobre o Rio Curuçá, localizada no km 23 da BR-319, deve ser concluída no segundo semestre de 2025, é o que afirma o Departamento Nacional de Trânsito (DNIT). Populares ouvidos pela CENARIUM nesta segunda-feira, 19, afirmam que as obras não estão adiantadas, como diz o órgão, e que o tráfego de veículos segue congestionado no local.
Até a conclusão da obra definitiva, o DNIT construiu provisoriamente acessos com pedras nas duas margens e instalou uma balsa fixa para travessia. A medida contribuiu para que o transporte de passageiros e mercadorias prosseguissem no trecho. Contudo, o taxista Júlio Castro, que faz o trajeto entre Careiro Castanho e Careiro da Várzea, distantes 123 e 125 quilômetros da capital, discorda da previsão positiva do Dnit e da eficiência das balsas de travessia.
“Quando chegamos lá [na ponte], as balsas geralmente estão com cabo de sustentação quebrados”, denuncia à CENARIUM. De acordo com o taxista, um trajeto que anteriormente era realizado em 55 minutos, agora resulta numa espera de 4 horas devido às condições das balsas de travessias contratadas pelo órgão.
“Quem sofre é o cliente com o grande tempo de espera. Isso impactou muito na nossa renda, nosso movimento caiu 50%, pois as pessoas ficam com medo de ir à Manaus. As balsas estão sucateadas”, completou Castro.
O impacto caiu principalmente sobre população dos municípios de Manaquiri, distante 157 km de Manaus, Autazes distante 267 km, e Careiro Castanho, além de transportes de viagem pra Porto Velho (RO), que utilizam o trecho. Júlio discorda da previsão realizada pelo Dnit, que antecipa a conclusão da ponte para o segundo semestre de 2025. “Pelo caminhar das obras de lá, é meio impossível de acontecer”, afirma Júlio. O taxista ainda completa que, com o retorno dos níveis das águas após o período de seca, o transporte é ainda mais dificultado.
“Todo dia as águas sobem, todo dia precisa mexer nos aterros e todo dia nós sofremos. O passageiro para de andar e automaticamente o transporte fica parado”, expõe o trabalhador. Imagens obtidas pela reportagem indicam as condições das embarcações. Em um dos vídeos, uma das balsas colide com uma lancha, interferindo nas atividades de travessia. Veja:
Em outro vídeo, a rampa da balsa parece não funcionar corretamente, devido a uma danificação no cabo de sustentação. Confira:
Outras imagens mostram a balsa presa em fios de energia elétrica.
Custos e conclusão
A obra localizada no km 23,1 da BR-319/AM, no município de Careiro da Várzea, distante 25 quilômetros da capital, está na etapa final, segundo o DNIT. Com 75% dos serviços executados, a travessia tem investimento total aproximado do governo federal de R$ 27,3 milhões. Os trabalhos foram retomados pelas equipes do DNIT em dezembro de 2024.
O deputado estadual Comandante Dan (Podemos), líder do movimento “Soluciona BR-319”, inspecionou, em janeiro deste ano, a trafegabilidade da rodovia federal e as condições de segurança oferecidas aos usuários. Para o parlamentar, nenhuma possibilidade de solução concreta foi dada aos cidadãos.
“A única novidade que encontramos foi uma placa de obra com a nova empreiteira contratada para a reconstrução das pontes, prevendo o encerramento das obras para dezembro deste ano. Caso o prazo seja honrado, o que não aconteceu anteriormente, serão mais de três anos para a solução de um problema causado pela incompetência e ineficiência do DNIT“, afirmou o parlamentar.
Em maio, o senador Eduardo Braga (MDB) também realizou uma visita ao campo junto ao deputado federal Saullo Vianna (União Brasil), e disse que as construções estariam nos trâmites finais “Nós estamos com 75% da obra pronta e os 25% que faltam, até o mês de setembro, estarão prontos, passando o batom na boneca para poder inaugurar”, disse o senador.
A reportagem questionou o órgão sobre o andamento das obras e as condições das balsas e aguarda o retorno.