8 de março de 2021

Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – A morte da presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, nesta sexta-feira, 22, causou comoção popular. Uma das principais lideranças atuantes da pandemia do novo coronavírus recebeu uma homenagem em vídeo pelo empenho, dedicação e expertise de mais de 25 anos a serviço da Saúde.

Nas imagens é possível ver Rosemary nas coletivas de imprensa, reuniões estratégias da FVS-AM, além outras ocasiões dais quais assumia o compromisso de levar transparência e recomendações da atuação contra Covid-19 no Amazonas.

 O pesquisador e médico infectologista, Marcus Lacerda, também conhecido como uma das figuras centrais na luta contra a Covid-19 no Estado, demonstrou luto pela morte de Rosemary. “Minha amiga, eu te conheci na epidemia de dengue. Depois vivemos a pneumonia atípica, o H1N1, mas achei que a gente ia passar pelo coronavírus todos juntos. Você, apressada, resolveu partir antes da hora, já cansada disso tudo. Servidora pública exemplar, nos ensinou muito. O Amazonas perdeu hoje seu maior general nessa luta desleal”, diz a publicação.

A diretora-presidente também atuou como gerente de epidemiologia e como diretora de vigilância em saúde da Susam. (Reprodução/Instagram)

Trajetória

Rosemary foi farmacêutica bioquímica de formação básica e epidemiologista de carreira da Fundação de Vigilância em Saúde, formada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz – ENSP/Fiocruz, e especialista em informação e informática em saúde pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com vasta experiência na área há mais de 25 anos.

A diretora-presidente atuou como gerente de epidemiologia e como diretora de vigilância em saúde da Susam, assessora técnica de vigilância em saúde e diretora técnica da FVS-AM, cargo onde atuou nos últimos cinco anos. Também atuou há 22 anos como representante do Amazonas na Câmara Técnica de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).

Assista ao vídeo

Nas imagens é possível ver Rosemary nas coletivas de imprensa e reuniões estratégias da FVS-AM. (Reprodução/Internet)