Por falta de imunizantes, cinco capitais têm vacinação suspensa da 1ª dose contra Covid-19

A aplicação da segunda dose segue normalmente nessas cidades, exceto em São Paulo, onde a campanha de vacinação foi totalmente paralisada (Divulgação/FVS)

Com informações da Uol

MANAUS – Ao menos cinco capitais brasileiras estão com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 suspensas hoje devido à falta de imunizantes. São elas: Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, João Pessoa e São Paulo.

A aplicação da segunda dose segue normalmente nessas cidades, exceto em São Paulo, onde a campanha de vacinação foi totalmente paralisada.

PUBLICIDADE

Aracaju

A prefeitura de Aracaju informou que o número de pessoas que compareceram aos postos de vacinação no último fim de semana ultrapassou a previsão estabelecida e, por isso, foi necessário suspender a aplicação da primeira dosa contra a Covid-19 a partir desta terça-feira, 22.

Assim, a imunização das pessoas com 39 e 38 anos, que estava prevista para hoje, está temporariamente suspensa até a chegada de novas doses das vacinas na capital sergipana.

A segunda dose segue sendo administrada na cidade. As pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca e tem agendamento para receberem a segunda dose até 30 de junho, poderão antecipar a vacinação, segundo a prefeitura.

Campo Grande

A prefeitura da Campo Grande informou que os postos de vacinação abrem hoje exclusivamente para a aplicação da segunda dose de CoronaVac (para quem tomou primeira dose até 2 de junho) e AstraZeneca (para quem tomou primeira dose até 22 de abril).

A aplicação da CoronaVac será feita somente nos drives-trhu (Ayrton Senna, Albano Franco e Cassems) e polos (Guanandizão, IMPCG e Seleta). Já a AstraZeneca está disponível nos drives, polos e unidades de saúde. A lista dos locais de vacinação pode ser consultada no site da prefeitura de Campo Grande.

Quem for se vacinar ainda pode utilizar um código promocional para ter desconto para de ir de Uber ao posto de vacinação. De acordo com a prefeitura, os códigos promocionais darão direito a viagens gratuitas de ida e volta, no valor máximo de R$ 25. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens. As instruções para ativar o desconto estão no site do município.

Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis informou que a vacinação hoje será apenas para a aplicação de segunda dose em pessoas de 67 anos ou mais. Também receberão a segunda dose todas as pessoas que tomaram a primeira dose há mais de 12 semanas, mesmo que estejam com atraso.

João Pessoa

Em João Pessoa, a prefeitura informou que aplicará hoje apenas a segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca (Fiocruz) e CoronaVac.

Em comunicado, a prefeitura diz que espera a chegada de novos imunizantes para dar continuidade à vacinação da primeira dose. A última faixa etária contemplada foi a de 48 anos, no último domingo, 20.

São Paulo

A prefeitura de São Paulo anunciou ontem a suspensão da aplicação de vacinas contra Covid-19 na cidade por um dia. A previsão é que a imunização seja retomada amanhã depois do envio de 186 mil doses pelo governo estadual.

Na capital paulista foi suspensa a vacinação tanto da primeira como da segunda dose. A prefeitura disse que informou o governo estadual no último sábado sobre a possibilidade de desabastecimento.

O calendário prevê a imunização de pessoas com 49 anos amanhã na capital paulista.

Saúde diz depender de fabricantes

Questionado pelo UOL sobre a previsão de entrega de novas doses, o Ministério da Saúde disse que “não mede esforços para acelerar a vacinação” contra a Covid-19 e que depende das entregas dos fabricantes para realizar a distribuição aos entes federados.

Nesta semana, já foram enviadas mais de 7,6 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford aos estados e ao Distrito Federal, ainda segundo a pasta. Também há expectativa para distribuição de mais imunizantes da Pfizer, mas a quantidade será definida após reunião entre União, Estados e municípios.

“É importante ressaltar que a responsabilidade pela distribuição aos municípios é da gestão estadual”, finalizou o Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.