Porto no interior do AM afunda após colisão com balsa


Por: Letícia Misna

10 de março de 2025
Porto no interior do AM afunda após colisão com balsa
Parte do porto de Humaitá no fundo do rio após colisão com balsa (Reprodução)

MANAUS (AM) – Parte da Unidade Portuária Edimilson Brasil, no município de Humaitá (AM), afundou no Rio Madeira, na noite desse domingo, 9, após uma balsa petroleira se soltar do empurrador e colidir na estrutura. Segundo testemunhas não houve vítimas, apenas danos materiais.

Vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que a balsa atingiu uma ponte metálica que conecta a orla da cidade aos barcos, além de uma plataforma utilizada para embarque e desembarque.

O empurrador soltou a balsa para abastecer em um posto de combustível fluvial, e o transporte vai em direção ao porto do município. O empurrador ainda volta para a balsa petroleira e tenta mudar a direção da mesma, mas o transporte colide na estrutura do porto.

Construída em 2011, a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Humaitá estava passando por uma revitalização, que, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), custou R$ 11,5 milhões aos cofres públicos. O acidente ocorreu antes da finalização dos reparos e entrega do porto.

Este já é o terceiro acidente do tipo em 2025 no Amazonas, especificamente no rio Madeira. Em fevereiro, uma balsa colidiu contra o Porto de Borba, causando prejuízos estruturais e transtorno à população. Já em janeiro, uma outra balsa bateu contra uma casa flutuante em Urumatuba, na zona rural do município de Manicoré, deixando uma pessoa morta e três desaparecidas.

Em nota, o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, informou que técnicos do Dnit foram acionados e chegarão ao município nesta segunda-feira, 10, para avaliar a situação.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.