Porto no interior do AM afunda após colisão com balsa
Por: Letícia Misna
10 de março de 2025
MANAUS (AM) – Parte da Unidade Portuária Edimilson Brasil, no município de Humaitá (AM), afundou no Rio Madeira, na noite desse domingo, 9, após uma balsa petroleira se soltar do empurrador e colidir na estrutura. Segundo testemunhas não houve vítimas, apenas danos materiais.
Vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que a balsa atingiu uma ponte metálica que conecta a orla da cidade aos barcos, além de uma plataforma utilizada para embarque e desembarque.
O empurrador soltou a balsa para abastecer em um posto de combustível fluvial, e o transporte vai em direção ao porto do município. O empurrador ainda volta para a balsa petroleira e tenta mudar a direção da mesma, mas o transporte colide na estrutura do porto.
Construída em 2011, a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Humaitá estava passando por uma revitalização, que, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), custou R$ 11,5 milhões aos cofres públicos. O acidente ocorreu antes da finalização dos reparos e entrega do porto.
Este já é o terceiro acidente do tipo em 2025 no Amazonas, especificamente no rio Madeira. Em fevereiro, uma balsa colidiu contra o Porto de Borba, causando prejuízos estruturais e transtorno à população. Já em janeiro, uma outra balsa bateu contra uma casa flutuante em Urumatuba, na zona rural do município de Manicoré, deixando uma pessoa morta e três desaparecidas.
Em nota, o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, informou que técnicos do Dnit foram acionados e chegarão ao município nesta segunda-feira, 10, para avaliar a situação.