Portugal enfrenta o pior momento da pandemia com escassez de oxigênio

Ambulância chega ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, com paciente de outra unidade de saúde que sofreu falha no fornecimento de oxigênio nessa terça-feira, 26. (Pedro Nunes/ Reuters)

Com informações do G1

MANAUS – Portugal está enfrentando o pior momento da pandemia até agora. Num dos principais hospitais de Lisboa houve engarrafamento de ambulâncias na porta de emergência. O sistema de saúde português começou a dar sinais de esgotamento.

Em outro hospital, 53 pacientes foram transferidos para outras unidades. O problema é falta de pressão no sistema de oxigênio, que está sobrecarregado. Mais de 350 estavam internados, quando a capacidade máxima é de 120.

PUBLICIDADE

O ministro da Saúde aconselhou o governo a aceitar ajuda internacional para transferir doentes com quadros estáveis. Alemanha, Luxemburgo e Espanha já sinalizaram que estão dispostos a recebê-los.

A variante brasileira também preocupa o governo português, que decidiu, nesta quarta-feira, 27, suspender todos os voos com origem ou destino ao Brasil.

A suspensão de voos entre Brasil e Portugal começa a valer na sexta-feira, 29, e vai até, pelo menos, o dia 14 de fevereiro, quando as autoridades portuguesas vão reavaliar a situação.

Há pelo menos dez dias Portugal vem batendo recordes de mortes diárias por Covid.

Atualmente, é o País com o maior número de novos casos e de novas mortes por milhão de habitantes. A explosão nos números levou o governo a decretar lockdown há duas semanas.

Nos países vizinhos, como França e Reino Unido, o número de doentes em UTIs também aumentou muito. Pacientes britânicos em estado grave estão sendo transferidos por falta de leitos em alguns hospitais superlotados.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.