Povos tradicionais da Amazônia articulam exigências para a COP30 em Belém


Por: Cenarium*

22 de julho de 2025
Povos tradicionais da Amazônia articulam exigências para a COP30 em Belém
Nome do evento é Mutirão dos Povos: A Resposta Somos Nós (Reprodução: João Paulo Guimarães)

MANAUS (AM) – Entre os 21 e 23 de julho, lideranças indígenas, movimentos sociais e comunidades tradicionais da Amazônia se reúnem em Belém no “Mutirão dos Povos: A Resposta Somos Nós”, um encontro estratégico para consolidar demandas e soluções dos povos da floresta antes da COP30, que ocorrerá na cidade em novembro.

Evento ocorre até essa quarta-feira, 23 (Reprodução/João Paulo Guimarães)

Organizado pela Rede Grupo de Trabalhos Amazônicos (GTA), pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), com apoio de 350.org, Pororoka, Climainfo e GGON, o evento ocorrerá na Embaixada dos Povos, espaço simbólico de articulação entre povos originários, quilombolas, pescadores e extrativistas. Por que este evento importa?

Enquanto o mundo discute metas climáticas distantes de escritórios, a Amazônia vive a urgência da crise: desmatamento, violência contra defensores do território e a pressão por um modelo de desenvolvimento que ameaça o bioma. O Mutirão dos Povos é um contraponto, as soluções já existem, e estão nos conhecimentos ancestrais e na organização comunitária.

Entre os organizadores estão a Rede Grupo de Trabalhos Amazônicos (Reprodução/João Paulo Guimarães)
O que será decidido?
  • A Declaração Política dos Povos Amazônicos, com demandas concretas para a COP30;
  • Estratégias por justiça climática, financiamento direto a comunidades e fim do
    desmatamento.

Programação:

21 e 22/07 (segunda e terça) – Articulações internas (entrevistas exclusivas sob agendamento).
23/07 (quarta) – Ato Público e Lançamento da Declaração (local a confirmar).

Destaques para entrevistas: Representantes de AP (Pescadores Artesanais), MAB, MST, CNS, CONAQ, MIQCB e outras organizações.

O GTA e a COIAB são redes históricas de defesa dos direitos dos povos amazônicos. A 350.org e a Climainfo atuam na mobilização climática global e no jornalismo ambiental.

Leia mais: Mulheres amazônidas levam biojoias à vitrine da COP30
(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.