Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de junho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
Com informações da Ufam

MANAUS – A quarta edição do Seminário Internacional da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolítica na América Latina da está com inscrições gratuitas para atividades virtuais entre os dias 15 a 17 de junho.

O Laboratório de Estudos Panamazônicos, Práticas de Pesquisa e Intervenção Social (Lepapis), do Departamento de Antropologia da Ufam é o responsável pela realização do evento, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Voltado para estudantes, professores, lideranças indígenas, ribeirinhas, quilombolas, representantes dos órgãos públicos, organizações não governamentais, sociedade civil interessada, a programação propõe debater temas de importância social para a Amazônia.

Além disso, o evento vai discutir temas relacionados ao futuro dos povos tradicionais na conjuntura neoextrativista e no contexto de pandemia de Covid-19 e dar continuidade as atividades acadêmicas com especialistas e líderes de movimentos sociais.

O seminário terá participação interinstitucional com pesquisadores e instituições de outros países, como a Universidade Nacional da Amazônia Peruana (Iquitos – Peru), Universidade de Antioquia (Antioquia – Colômbia), Carleton University (Ottawa – Canadá), Universidade Nacional de Catamarca (Argentina).

Entre as instituições brasileiras, o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Faculdade Católica de Rondônia (FCR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Secretaria de Estado de Desporto e Educação do Amazonas (Seduc-AM), organizações indígenas e indigenistas, quilombolas, ribeirinhos e outros coletivos.

Serviço

O IV Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolítica na América Latina – Uma Proposta para a Amazônia será transmitido pelo canal do Lepapis no YouTube. Todos os participantes que comprovarem presença em 75% do evento terão direito a certificado, as inscrições podem ser feitas por meio do link do evento.