Povos tradicionais no AM e Acre recebem ação de emissão de documentos


Por: Cenarium*

24 de junho de 2025
Povos tradicionais no AM e Acre recebem ação de emissão de documentos
Ação ocorre em cidades do Amazonas e Acre (Rômulo Serpa/CNJ)

MANAUS (AM) – A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participa da 3ª edição do programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal. Coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento acontece de 23 a 27 de junho, nas cidades de Boca do Acre (AM) e Xapuri (AC). O público-alvo são indígenas, quilombolas, ribeirinhos, agricultores familiares e outras comunidades tradicionais.

A Funai atua como parceira do evento contribuindo com apoio logístico para a promoção do acesso à documentação civil básica e outros serviços aos povos indígenas Jamamadi e Apurinã. E conta com a participação de servidores da Coordenação-Geral da Promoção aos Direitos Sociais (CGPDS), da Coordenação Regional em Alto Purus (CR-APUR) e da Coordenação Técnica Local (CTL) em Boca do Acre.

Serviços que ocorrem em cidades do AM e AC vão até 27 de junho (Divulgação/Funai)

No evento, os servidores da Funai também atuam para conscientizar os povos indígenas, os cartórios e demais órgãos governamentais sobre a Resolução Conjunta nº 12/2024, publicada em dezembro de 2024 pelo CNJ em conjunto com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A norma reforça o reconhecimento e os direitos dos povos indígenas ao possibilitar a inclusão da etnia, grupo, clã e família indígena no registro civil, inclusive em grafia na língua indígena, caso desejado.

Resolução garante direito ao nome e autonomia dos povos indígenas com o fim da exigência do RANI Entre os serviços disponíveis nos cinco dias de programação estão a emissão de documentos e realização de audiências para solução de questões judiciais. A programação também contará com um mutirão para julgamento de ações de causas trabalhistas, previdenciárias, ambientais e da infância e adolescência. 

Ao longo da semana, o público poderá participar de palestras, de oficinas e de rodas de conversa, além de atendimentos médicos e odontológicos. Também há uma equipe de profissionais de saúde produzindo laudos necessários nos casos em que o paciente tenha algum direito previdenciário.

Em Boca do Acre, os atendimentos ocorrem no Centro de Educação e Tempo Integral (Ceti) Elias Mendes, na BR-317, km 4, no Platô do Piquiá. Já em Xapuri, são dois locais de atendimento: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Divina Providência e a Universidade Aberta do Brasil, na Rua Benjamin Constant, no Centro.

Está programada a visita do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, à cidade de Xapuri.

Leia mais: MPF cobra Funai por auxílio a Yanomamis no Amazonas
(*) Com informações da Funai

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.