Prazo de inscrição do Sisu é prorrogado até quarta-feira, 21

Resultados individuais do Enem saíram no dia 29 de março (Reprodução/O Globo)

Com informações do O Globo

MANAUS – O Ministério da Educação (MEC) informou na noite dessa sexta-feira que decidiu prorrogar o fechamento das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Agora, os estudantes terão até as 23h59 da próxima quarta-feira, 14, para se inscrever. Anteriormente, o Sisu se encerraria nessa sexta-feira, às 23h59. Os resultados só serão conhecidos na próxima sexta-feira.

O MEC não informou o motivo da prorrogação. A Defensoria Pública da União (DPU) havia entrado, na tarde dessa sexta-feira, com um pedido na Justiça Federal para a prorrogação do prazo das inscrições. O objetivo do defensor João Paulo Dorini, autor da ação, era obrigar o ministério a mudar o sistema de exibição da nota de corte.

PUBLICIDADE

Assim como no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) organizou a apresentação dos dados de forma com que as notas de cortes fiquem artificialmente mais altas, o que, na prática, inutiliza o recurso que baliza a escolha dos candidatos.

Por isso, é provável que as notas de corte dessa sexta-feira, último dia de inscrição, sejam menores do que as de amanhã, quando o sistema é fechado. Isso significa, na prática, que alunos que não estavam entre os aprovados no último dia podem conseguir uma vaga.

Entenda: MEC mantém mudança no Sisu que, na prática, inutiliza nota de corte na hora de escolher o curso

Em anos anteriores, o sistema não considerava, para a nota de corte, a segunda opção dos candidatos que já estavam sendo selecionados na primeira opção de curso. O modelo novo, no entanto, não faz isso.

“O que gera uma dupla classificação. Ou seja, um mesmo candidato ocupa temporariamente duas vagas, gerando algo como uma “classificação fantasma”. Isso ocorre pois, ao sair o resultado, caso o candidato seja aprovado em sua primeira opção, ele desaparecerá da lista de classificados da sua segunda opção, fazendo com que outros candidatos em posições inferiores durante as prévias ganhem várias colocações no momento do resultado da chamada regular” explica Frederico Torres, coordenador do Colégio Pódion e especialista em Sisu.

Um dos alunos de Torres terminou o último dia do Sisu de 2020 na 83ª posição. Com o fechamento do sistema — e, portanto, a saída da lista de quem colocou aquele curso como segunda opção — ele subiu para a 43ª. O problema é que é impossível prever quantas classificações fantasmas estão à frente do candidato.

MEC responde

Em comunicado, o ministério afirmou, na noite dessa sexta-feira, que os candidatos já inscritos devem confirmar as suas opções de cursos selecionados no ato da inscrição. “A conferência dessas informações é importante, sobretudo após a inclusão no sistema do Sisu das notas daqueles que fizeram o Enem na condição de privados de liberdade”, informa a pasta.

Ainda de acordo com o ministério, os candidatos terão como visualizar as suas classificações parciais nas próximas divulgações de nota de corte, geradas diariamente pelo sistema de inscrição do Sisu.

A data de divulgação do resultado do Sisu também foi alterada para 16 de abril. O novo prazo para a matrícula do registro acadêmico dos selecionados será de 19 a 23 de abri. Quem não for selecionado na chamada única, ainda pode disputar uma das mais de 200 mil vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar dessa última etapa do Sisu será de 16 a 23 d abril.

Cronograma

Inscrições: de 6 a 14 de abril;

Resultado da chamada única: 16 de abril;

Matrícula ou registro acadêmico: de 19 a 23 de abril;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 16 a 23 de abril.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.