Prazo para investir em COE que vai ‘render’ árvores na Amazônia acaba na segunda, 7

O BNP Paribas vai financiar a plantação de uma árvore na Amazônia pela Ong Reforest Action (Foto: Simi Luft/Pixabay)

Com informações do Valor Investe

MANAUS – Acaba nesta segunda-feira (7), às 15h, o prazo para investidores interessados aplicarem no COE S&P ESG, um Certificado de Operações Estruturadas lançado pela gestora Guide Investimentos e pelo banco BNP Paribas que, a cada mil euros captados, vai financiar a plantação de árvores na Amazônia pela Ong Reforest Action.

O produto é atrelado ao índice S&P 500 ESG, da bolsa de Nova York, baseado no desempenho de empresas listadas no mercado dos Estados Unidos e que se destacam por terem práticas socioambientais e de governança reconhecidas pelo mercado.

PUBLICIDADE

Segundo a gestora, a iniciativa ilustra um movimento maior de conformidade a critérios de sustentabilidade na estratégia da casa, que também tem uma indicação de carteira e um fundo dedicado a empresas com boa reputação em ESG (sigla em inglês para a escolha de investimentos baseada em compromissos com meio ambiente, sociedade e governança).

A aplicação inicial é de R$ 1 mil. Não há taxa de administração explícita, embora o segmento, no geral, se remunere por uma diferença entre o total aplicado pelo investidor e a efetiva aplicação do investimento em ativos, o que costuma gerar custos entre 2% e 5%. Já a cobrança de imposto de renda segue a tabela cronológica regressiva, que começa em 22,5% e termina em 15%.

Os COEs são produtos estruturados de investimentos que, por meio da inclusão de derivativos na carteira, misturam a renda fixa à renda variável, sendo geralmente vendidos como mesclas da segurança de uma com os ganhos da outra.

A ideia por trás do produto da Guide e do BNP Paribas é apostar em um cenário futuro para tentar garantir ganhos, mas protegendo, em certa medida, o investimento inicial – é o mecanismo de “capital protegido”, presente em cerca de 95% dos COEs atualmente vendidos no país.

Por outro lado, especialistas criticam a alta complexidade das operações, que dificulta o entendimento por parte do investidor, e estimativas apontam que cerca de 90% dos COEs no Brasil não consegue bater o CDI, que baseia os retornos da poupança.

Além da premissa ESG, o produto também tem como atrativo a possibilidade de permitir aos clientes da Guide acessar ações de empresas americanas, como Apple, Facebook, Microsoft e Amazon, com a segurança do mecanismo de “capital garantido” e oportunidades de ganhos de até 37,5% do valor aplicado.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.