Pré-candidato à Presidência da Colômbia é baleado e passa por cirurgia


Por: Cenarium*

08 de junho de 2025
Pré-candidato à Presidência da Colômbia é baleado e passa por cirurgia
Miguel Uribe, senador de direita e pré-candidato à Presidência da Colômbia ( Reprodução/X/Miguel Uribe)

MANAUS (AM) – Miguel Uribe, um senador de direita e pré-candidato à Presidência da Colômbia nas eleições previstas para maio de 2026, foi baleado neste sábado, 7, em Bogotá. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o homem de 39 anos fazendo um discurso diante de várias pessoas quando se ouvem disparos. No X, a esposa do político, Maria Tarazona, disse que ele “está lutando por sua vida”.

Em outra imagem registrada após os disparos, o parlamentar aparece deitado sobre um veículo, com o corpo ensanguentado, sendo amparado por um grupo de homens, que parecem tentar estancar um sangramento em sua cabeça. Uribe foi levado para o hospital e, nas primeiras horas deste domingo, 8, “superou com êxito sua primeira cirurgia“, segundo o prefeito da capital colombiana.

Citado pelo jornal El Tiempo, o general Carlos Beltrán, diretor-geral da Polícia Nacional da Colômbia, disse que o suspeito detido é menor de idade – os relatos são de que ele tem 15 anos. Segundo testemunhas, ele teria chegado em uma moto e disparado três vezes contra Uribe, antes de ser baleado na perna por um dos seguranças do senador.

Segundo o jornal El País, Uribe foi levado com rapidez a uma clínica da capital, e os relatos indicavam que o político estava em estado grave. O prefeito de Bogotá, Carlos Galán, informou que o senador estava “sendo atendido em caráter de urgência”. Por sua vez, o ministro da Defesa, Pedro Sánchez, condenou o atentado e havia anunciado na rede social X uma recompensa equivalente a pouco mais de R$ 4 milhões por informações que levassem à captura dos responsáveis.

Uribe é filiado ao partido Centro Democrático, liderado pelo influente ex-presidente Álvaro Uribe (sem parentesco), que governou o país por dois mandatos consecutivos de 2002 a 2010. Em outubro passado, ele anunciou sua intenção de concorrer à Presidência em 2026 para suceder Gustavo Petro, de quem é um crítico ferrenho.

Em maio, o portal La Silla Vacía compilou oito pesquisas eleitorais, que indicavam Uribe como o 7º colocado nas intenções de voto, com 4,4% e empatado com Maria Fernanda Cabal, outra postulante do Centro Democrático.

Com formação acadêmica em direito, administração e políticas públicas, ele foi o vereador mais jovem a ser eleito em Bogotá. Na eleição ao Senado, obteve a maior votação na história do país. O governo de Gustavo Petro repudiou “de maneira categórica e contundente o atentado” contra Uribe, que participava de um ato de campanha na Zona Oeste da capital colombiana.

“Esse ato de violência é um ataque não apenas contra a integridade física do senador, mas também contra a democracia, a liberdade de pensamento e o exercício legítimo da política na Colômbia”, diz o comunicado.

O próprio presidente também escreveu em seu perfil no X uma mensagem que indica que Uribe foi morto. “Colômbia e sua violência eterna. Querem matar o filho de uma mulher árabe em Bogotá, a quem já haviam assassinado, e não se deve matar no coração do mundo. Matam tanto o filho quanto a mãe”, disse Petro, em referência ao fato de que a mãe do senador foi morta em um ato de violência.

“Minha solidariedade à família Uribe e à família Turbay. Não sei como aliviar a dor deles. É a dor de uma mãe e de uma pátria perdidas”, completa o presidente.

Leia mais: Indígena baleado por homens encapuzados em RR está em estado grave
(*) Com informações da Folha De São Paulo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.