Pré-candidato ao Governo do AM, Amazonino Mendes testa positivo para Covid-19 pela segunda vez em seis meses

Aos 82 anos, Amazonino enfrenta uma pré-campanha considerada "pesada" para o ex-governador que, nos últimos compromissos políticos, tem aparentado uma saúde um tanto quanto debilitada (Reprodução/Internet)
Da Revista Cenarium

MANAUS – O pré-candidato ao Governo do Estado do Amazonas Amazonino Mendes (Cidadania) testou positivo para Covid-19 uma semana após ser levado por aliados políticos e familiares ao município de Itacoatiara (a 276 quilômetros de Manaus) para fazer campanha eleitoral de sua pré-candidatura. O anúncio ao público foi realizado nesta segunda-feira, 11, por meio de postagens nas próprias redes sociais de Amazonino.

Aos 82 anos, Amazonino enfrenta uma pré-campanha considerada “pesada” para o ex-governador que, nos últimos compromissos políticos, tem aparentado uma saúde um tanto quanto debilitada. Assim que divulgou a notícia afirmando ter sintomas leves, houve especulações de que o pré-candidato não estivesse de fato com Covid-19, mas com problemas relacionados a diálise – tratamento que permite a substituição de algumas funções desenvolvidas pelos rins.

Em contato com a REVISTA CENARIUM, fontes que têm acesso ao cotidiano de Amazonino confirmaram que o caso se trata de Covid-19 que, inclusive, será tratado em casa com a presença dos familiares. “Ele está em Manaus, na casa dele, se cuidando. A previsão é que ele já esteja até sexta-feira, 15, negativado para a Covid-19” disse a fonte.

PUBLICIDADE
Publicação feita no twitter do Amazonino (Reprodução/Twitter)

Informo que, hoje, testei positivo para Covid-19. Estou com sintomas leves e me recuperando em casa. Minha agenda para os próximos quatro dias foi suspensa. Já, já estarei 100% ao lado da minha gente. Um abraço do Amazonino”, postou o pré-candidato alvo de preocupação da família.

Preocupação

Esta é segunda vez que o pré-candidato testa positivo para Covid-19. Em janeiro deste ano, o ex-governador do Amazonas também lutou contra a doença. À época, Mendes afirmou estar em dias com três doses da vacina tomada. “Estou em casa seguindo orientações médicas. Em breve estaremos juntos com a graça de Deus”, escreveu Amazonino também nas redes sociais.

Com uma trajetória política relevante para a história do Amazonas, Amazonino Mendes foi quatro vezes governador do Estado, duas vezes prefeito de Manaus e uma vez senador da República. A participação da figura política conhecida no Estado, na disputa pelo governo nas eleições deste ano, tem sido alvo de críticas, justamente, por conta da série de problemas de saúde do candidato que possui um histórico de comorbidades como problemas cardíacos, renais e diabetes. Assuntos já noticiados pela mídia e comentados por ele em outras ocasiões.

Essa é a segunda vez que Amazonino testa positivo para Covid-19 (Reprodução/Twitter)

Debilitado

Sujeitado por aliados políticos a se candidatar em meio a tratamentos de saúde, a pressão física e psicológica sofridas por Amazonino ficaram evidentes no último dia 4 de julho durante a cerimônia do TJAM. Em diversas cenas gravadas pelas pessoas que acompanhavam o evento foi possível notar que os momentos mais críticos foram quando ele se levantava e sentava na cadeira com o auxílio de uma pessoa.

Outro instante que chamou a atenção para a saúde do ex-governador foi a presença constante de um homem com um jaleco branco que, segundo funcionários do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), era um médico que o acompanhava. O profissional, que não teve o nome revelado, inspecionava a todo momento a situação de Amazonino.

Ao final do evento, quando todos se preparavam para deixar a cerimônia do TJAM, o ex-governador do Amazonas só começou a se levantar da cadeira quando se sentiu seguro e amparado por uma pessoa que o acompanhava.

Na mesma semana, Mendes foi levado por aliados políticos e familiares ao município de Itacoatiara para fazer campanha eleitoral. Em viagem de jatinho, Amazonino apresentou dificuldades para deixar a aeronave em Itacoatiara. Além do esforço físico, o ex-governador também é submetido à exposição, que facilita a contaminação do vírus, enquanto cumpre a agenda eleitoral, na maioria das vezes, sem o uso de máscara de proteção facial.

Ele estava ao lado de correligionários e da sobrinha Mônica Mendes, enquanto o ex-governador é observado a todo momento. Amazonino é apoiado pela mão, por um dos membros da comitiva que acompanha o pré-candidato.

Leia também: Amazonino é levado a interior do AM para fazer pré-campanha eleitoral e demonstra exaustão em vídeos

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.