Pré-candidatos a prefeito de Manaus, no AM, dão ‘start’ em plano de campanha; calendário eleitoral segue indefinido

Thiago Fernando – Da Revista Cenarium

Apesar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não ter definido o calendário oficial das eleições deste ano, os partidos já iniciaram os movimentos nos bastidores. Até o momento, a corrida pela Prefeitura de Manaus conta com três participantes que preparam suas estratégias para conquistar novos apoiadores.

Ainda em janeiro, o ex-governador do Amazonas David Almeida foi o primeiro a anunciar a pré-candidatura. Após amargar o 3º lugar nas eleições pelo Governo do Estado, em 2018, Almeida trocou o PSB pelo Avante. Desde então, ele iniciou o planejamento visando à Prefeitura de Manaus, considerando a realização do primeiro turno no dia 4 de outubro.

PUBLICIDADE

“Ouvimos falar muito em adiamento, mas o TSE ainda não confirmou. O nosso planejamento está focado no dia 4 de outubro e as convenções até o dia 4 de agosto. Não mudei nada no meu planejamento. Porém, acontecendo realmente a mudança, vamos nos adequar. Estamos finalizando o nosso plano de governo. Até o final de junho, estará pronto”, revelou Almeida.

Questionado, agora, sobre as dificuldades encontradas durante a pandemia da Covid-19, o presidente estadual do Avante afirmou que, devido ao planejamento e reuniões terem começado a acontecer ainda no início de 2020, os trabalhos não foram afetados.

David Almeida afirma que já realizou o ‘dever de casa’ e está pronto para as eleições (Emerson Quaresma/Divulgação)

“A pandemia nos deixou isolados, porém, já estávamos fazendo reuniões de filiação. Tivemos contato com muita gente. Precisamos nos adaptar para a pandemia. Estamos consolidando uma posição para viabilizar nossa candidatura. Buscamos partidos aliados e já temos o apoio oficial do Avante nacional. A pandemia não atrapalhou quem fez o seu dever de casa, até porque, é possível se reunir virtualmente”, citou.

Outros nomes

Outra sigla que já confirmou o seu representante na corrida eleitoral foi o Partido dos Trabalhadores (PT). Na última segunda-feira, 15, o deputado federal José Ricardo foi anunciado pelo Diretório Nacional como pré-candidato nas eleições deste ano. A decisão não agradou o presidente do partido no Amazonas e vencedor da última convenção municipal, deputado estadual Sinésio Campos.

À REVISTA CENARIUM, José Ricardo informou que pretende conversar com Sinésio e com o vereador Sassá nos próximos dias para unificar o partido na disputa eleitoral. Para o deputado federal, o plano de governo deve ser preparado de maneira participativa, abrangendo toda a população manauara.

José Ricardo conta com o apoio do Diretório Nacional do PT (Divulgação)

“Com a decisão do PT nacional, dialogaremos internamente para ter uma unidade para essa pré-campanha. Iniciaremos a organização da equipe de campanha e do plano de governo. Vamos ouvir a sociedade e fazer um plano participativo. Aliado a isso, vamos continuar o mandato em defesa da saúde da população. Está é a fase inicial. Aguardamos também a definição da nova data da eleição. Mas, a pré-campanha é permitida e vamos começar a dialogar com a população”, informou Zé Ricardo.

Apoiado por Bolsonaro

Na noite da última segunda-feira, 15, o ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa) e padrinho de casamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), coronel Alfredo Menezes, lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Manaus pelo Patriotas.

O coronel Alfredo Menezes surgiu no cenário politico amazonense após participar da campanha de Jair Bolsonaro, em 2018 (Divulgação)

A REVISTA CENARIUM tentou entrar em contato com Menezes, porém, não obteve resposta até a publicação dessa matéria.

Velho conhecido na disputa

Mesmo sem ter anunciado oficialmente, o ex-governador Amazonino Mendes já movimentou as primeiras pesquisas eleitorais para a Prefeitura de Manaus. Nos bastidores, sua candidatura é dada como certa pelo Podemos, partido presidido pelo deputado estadual Wilker Barreto.

Amazonino se filiou em março ao Podemos e deve encabeçar chapa tendo Wilker Barreto como seu vice (Divulgação)

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.