Prefeito de Manaus ameaça romper alianças e diz que pode ir ‘para outro lado’ em 2026


Por: Ana Pastana

13 de novembro de 2025
Prefeito de Manaus ameaça romper alianças e diz que pode ir ‘para outro lado’ em 2026
O prefeito de Manaus, David Almeida (Reprodução/Facebook)

MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou nesta quinta-feira, 13, que pode retirar o apoio político declarado para as eleições de 2026 caso identifique movimentos internos para enfraquecê-lo. Sem citar nomes inicialmente, ele disse que, se o “cerco continuar se fechando”, está disposto a “mudar para o outro lado”.

A conversa, intitulada “Bate-papo com o Prefeito”, teve pouco mais de 1h40min de duração, e os comunicadores e donos de portais de notícias presentes puderam questionar o mandatário municipal sobre diferentes assuntos, incluindo a ligação de sua sogra, Lidiane Fontenelle, com empresas prestadoras de serviços da Prefeitura de Manaus, a reprovação de suas contas no período em que foi governador interino do Estado e as eleições de 2026.

Ao centro, o prefeito de Manaus, David Almeida, junto a comunicadores e donos de portais de notícias da capital amazonense (Reprodução/Redes Sociais)

Em julho deste ano, David anunciou publicamente apoio ao senador Omar Aziz (PSD) na disputa pelo Governo do Amazonas em 2026 e chegou a mencionar sua filha, a médica Fernanda Aryel Almeida, como possível nome para ocupar a vaga de vice-governadora na chapa do aliado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado.

Eu já declarei o meu apoio, e eu retiro o meu apoio, se esses candidatos estiverem ligados a alguém que eu vá apoiar ano que vem, porque eu não vou ficar sendo vítima de fogo amigo ou de pessoas invisíveis. Eu já estou percebendo algumas coisas e posso mudar meu apoio. Se esse cerco continuar, eu posso mudar. Esse movimento que tenta me inviabilizar pode mudar o rumo das eleições. Se eu perceber, e já tenho indícios, eu vou para o outro lado”, declarou o prefeito.

Em setembro deste ano, o político do Avante agradeceu publicamente ao senador Omar Aziz, durante um evento da Prefeitura de Manaus, pela destinação de emendas à capital amazonense. Em outra ocasião, durante coletiva de imprensa, o prefeito foi questionado sobre a primeira aparição do senador ao lado de sua filha, Aryel, após ele declarar que ela seria indicada como pré-candidata a vice-governadora na chapa de Omar.

A parceria que deu certo no ano passado, aprovado pela maioria da população da cidade de Manaus foi a parceria Avante, MDB, PSD, Agir e DC. Lutamos contra todas as forças antagônicas dentro da nossa cidade e foi uma jornada vitoriosa confirmada de forma exponencial pelo povo da cidade de Manaus. Estamos aqui nessa proposta de união para confirmar a vitória do ano passado, será confirmada com a aliança do ano que vem. E o Avante, o PSD e todos esses partidos estarão juntos pelo bem, agora, do Estado do Amazonas“, disse o prefeito na ocasião.

O senador Omar Aziz e o prefeito de Manaus, David Almeida (Reprodução/Prefeitura de Manaus)

No mesmo evento, após a solenidade, em declaração à imprensa, Aryel afirmou que se sente preparada e reforçou a trajetória política. “As possibilidades são muitas. A gente não sabe ainda se é isso, se não é, mas como eu falei, eu vivo a vida pública há muito tempo. Hoje, eu tenho 31 anos, comecei isso há 20 anos. Eu tentei fugir da política, mas eu acho que é inevitável, e eu me sinto pronta, sim, principalmente agora, depois da minha formação. Sou médica, sou mãe, e acaba que isso traz, sim, uma bagagem, uma forma de pensar muito diferente, e eu sei que eu posso agregar muito”, disse, que é presidente nacional do Jovem Avante.

Leia mais: Luana Piovani compartilha post sobre sogra do prefeito de Manaus

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.