Prefeito de Manaus anuncia calamidade pública após deslizamento de barranco


13 de março de 2023
Prefeito de Manaus anuncia calamidade pública após deslizamento de barranco
Em março destee ano, um deslizamento de barranco deixou oito mortos em Manaus, no Amazonas (Foto: Marcela Leiros/Revista Cenarium)
Ívina Garcia e Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou na manhã desta segunda-feira, 13, a publicação do decreto de calamidade pública, após um deslizamento de barranco que atingiu 11 casas e deixou oito pessoas mortas no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

O deslizamento aconteceu por volta das 22h desse domingo, 12, após fortes chuvas atingirem a capital durante todo o dia. Segundo a Defesa Civil do município, a média de chuva nas últimas 24 horas foram de 97,2 milímetros (mm), a média prevista para março é de 251 mm. Na zona Leste, área onde ocorreu a tragédia, foram registrados 102,6 mm de chuva.

Deslizamento deixou oito pessoas mortas no Amazonas (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

A situação de calamidade pública é decretada para tornar mais célere a alocação de recursos emergenciais para situações de danos à saúde pública. No anúncio, o prefeito de Manaus também informou que está em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Amanhã, tenho uma audiência com o presidente Lula, conseguimos por meio do senador Omar Aziz. Nós já tínhamos essa reunião marcada por meio da Frente Nacional dos Prefeitos, mas ele vai me receber pessoalmente”, informou.

(*) Mais informações em instantes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.