Prefeito de Manaus é diagnosticado com esofagite após atendimento na emergência de hospital
Por: Ana Pastana
08 de outubro de 2025
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi diagnosticado com um quadro de esofagite após uma indisposição no fim da tarde dessa terça-feira, 7. Em nota, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) confirmou a informação e afirmou que Almeida deve ficar de repouso pelos próximos dias, seguindo orientação médica.
Segundo a Semcom, durante despachos internos no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), o chefe do Executivo municipal relatou ter sentido dores no peito e procurou imediatamente atendimento médico de emergência no Hospital Adventista de Manaus, no bairro Distrito Industrial.
No local, David passou por exames médicos onde foi descartado a hipótese de complicações cardíacas. De acordo com a pasta de comunicação, o prefeito de Manaus foi diagnosticado com um quadro de inflamação no esôfago.
“O prefeito relatou dor precordial (dor no peito) e procurou imediatamente atendimento médico. Após a realização de exames, foi descartada qualquer complicação cardíaca, sendo diagnosticado um quadro de esofagite, uma inflamação no esôfago, que já está sendo tratada“, diz um trecho da nota.
Seguindo orientações medicas, Almeida vai permanecer de repouso nos próximos dias mas, deve acompanhar as demandas administrativas da cidade. A agenda do prefeito deve ser retomada de forma gradual.
No Instagram, David publicou um vídeo, na manhã desta quarta-feira, 8, tranquilizando os seguidores e agradeceu as mensagens de carinho que recebeu. “Passando para tranquilizar a todos e agradecer o carinho das mensagens que recebi ontem. Tive um quadro de esofagite, que já está sendo tratado, e estou seguindo as recomendações médicas de repouso e cuidados. Fiz todos os exames, coração está ótimo! Obrigado pelas orações e pela preocupação“, escreveu o prefeito de Manaus.
Esofagite
A esofagite é uma inflamação que atinge o esôfago, tubo responsável por levar o alimento da boca até o estômago. A condição pode provocar sintomas como dor ou queimação no peito, dificuldade para engolir e sensação de refluxo ácido. Em casos mais graves, o problema pode causar feridas e até sangramentos no revestimento do esôfago, exigindo acompanhamento médico especializado.
O diagnóstico é feito por meio de exames como endoscopia. Especialistas alertam que, se não tratada, a esofagite pode evoluir para complicações mais sérias.
Veja nota da Semcom:
“A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), informa que o prefeito David Almeida apresentou uma indisposição durante despachos internos no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no fim da manhã desta terça-feira, 7/10.
O prefeito relatou dor precordial (dor no peito) e procurou imediatamente atendimento médico. Após a realização de exames, foi descartada qualquer complicação cardíaca, sendo diagnosticado um quadro de esofagite, uma inflamação no esôfago, que já está sendo tratada.
Por orientação médica, o prefeito deverá permanecer em repouso pelos próximos dias, mas segue acompanhando as demandas da administração e deve retomar a agenda oficial gradualmente.
A Prefeitura de Manaus agradece as manifestações de carinho e solidariedade, reforça que todas as informações oficiais estão sendo divulgadas pela Semcom, e que não há motivo para preocupação: o trabalho da gestão continua em benefício da população”.