Prefeito de Manaus repete Wallace Souza e desafia traficante em ano eleitoral
20 de agosto de 2024

Ana Pastana – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), repetiu a narrativa do ex-deputado estadual do Amazonas Wallace Souza, morto em 2010, de usar o sensacionalismo na política e desafiar traficantes de drogas em ano eleitoral. Wallace ficou conhecido internacionalmente por matar pessoas para mostrar em seu programa de TV, o Canal Livre, ficando o caso registrado no documentário “Bandidos na TV”, da Netflix.
David Almeida concedeu uma entrevista à Rádio Tiradentes, na terça-feira, 20, na qual afirmou que vai atrás de um traficante de drogas no conjunto Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus, após ele supostamente tê-lo impedido de fazer uma gravação de um programa eleitoral no local. O prefeito não apresentou provas.
“Eu vou atrás dele! ‘Gordinho do Viver Melhor’, te muda daí! […] Se a polícia não te pegar, a Guarda Municipal vai te pegar. Quem disse que ninguém vai fazer campanha política no Viver Melhor? […] Assim como no Viver Melhor, outras áreas da cidade, que são ocupadas por esses meliantes, vocês vão enfrentar a força do poder do governo”, disparou o mandatário.
Como mostra o documentário da Netflix, Wallace Souza costumava desafiar pessoas envolvidas com o crime organizado durante a programação televisiva. “Cadê a segurança para quem trabalha? Até quando? Até aparecer alguém macho de verdade, que tenha coragem de mandar bala em vagabundo?”, disse o apresentador em um trecho exibido pela produção audiovisual.
Prisão e escândalo
O ex-deputado Wallace Souza chegou a ser preso, em 2009, por suspeita de ligações com crimes, incluindo formação de quadrilha, tráfico de drogas e homicídio. Seu filho, Raphael Wallace Saraiva de Souza, também chegou a ser detido pelos crimes de homicídio, associação criminosa ao tráfico de drogas e posse de arma de fogo, mas conseguiu recorrer ao “perdão judicial” e respondeu as acusações em liberdade após cumprir 15 anos de pena.
Os irmãos Wallace Souza e Carlos Souza, e o irmão deles, o ex-vereador e ex-deputado estadual Fausto Souza, popularmente conhecidos como os “Irmãos Coragem”, estiveram à frente do programa Canal Livre, da antiga TV Rio Negro, entre a década de 1990 e início dos anos 2000, onde ficaram famosos pelo formato da programação e pela exclusividade dos casos, cujos crimes, em algumas vezes, eram exibidos ao vivo.
Antes de ser o principal apresentador do programa, Wallace Souza foi policial civil. Com o sucesso da atração, os irmãos passaram a ser vistos pela população como heróis e fizeram com que Wallace Souza fosse eleito deputado estadual por três vezes (1998, 2002 e 2006).