Prefeitos brasileiros em Israel serão escoltados por terra à Jordânia


Por: Cenarium*

16 de junho de 2025
Prefeitos brasileiros em Israel serão escoltados por terra à Jordânia
Prefeitos em Tel Aviv (Reprodução/Redes Sociais)

SÃO PAULO (SP) – O grupo de prefeitos e vice-prefeitos brasileiros que viajaram a Tel Aviv a convite de Israel, no último dia 8, e que foram surpreendidos pelos ataques do país ao Irã, deve ser escoltado nesta segunda-feira, 16, até a Jordânia para sair do território israelense em segurança.

Com a represália do Irã, que passou a bombardear cidades como Tel Aviv e Jerusalém, as autoridades brasileiras foram levadas para um bunker. O Itamaraty não confirma a informação e diz que qualquer detalhe de um eventual deslocamento do grupo só poderá ser publicizado depois que ele for concretizado.

Imagem mostra bombardeios de Israel contra a capital do Irã, Teerã (Reprodução)

A escolta dos brasileiros será feita por militares de Israel, os únicos que podem garantir a chegada do grupo à fronteira.

De acordo com integrantes da diplomacia brasileira, o Governo Lula ficou de mãos atadas para uma solução mais simples, como enviar uma aeronave para resgatar as autoridades que estavam em Tel Aviv, já que o espaço aéreo de Israel foi fechado e os deslocamentos por terra desaconselhados por Israel.

As duas comitivas de brasileiros que viajaram a Israel além dos prefeitos, representantes dos governos do Centro-Oeste também foram para lá precisaram se abrigar em bunkers durante o ataque de Tel Aviv ao Irã, seguido pela ameaça de drones do país persa e ataques a alvos israelenses. Uma das delegações é formada por prefeitos e outros representantes municipais.

O grupo viajou para ter encontros sobre tecnologia na área de segurança pública. Eles estão em Kfar Saba, no entorno de Tel Aviv, hospedados em hotel localizado em um campus universitário, e receberam ordens para ir ao abrigo: a primeira durante o ataque de Israel ao Irã, a segunda no lançamento dos drones ao território de Israel.

Os prefeitos de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e João Pessoa, Cícero Lucena (PP), estão na comitiva. Lucena calcula haver 50 brasileiros nas duas delegações.

Leia mais: Irã lança mísseis contra Israel após bombardeio matar chefes militares
(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.