Prefeitura de Lábrea, no AM, prorroga ‘toque de recolher’ após aumento de 31% em casos da Covid-19

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Prefeitura de Lábrea (a 701 quilômetros de Manaus) prorrogou o “toque de recolher” na cidade, até o dia 31 de agosto, entre os horários de 21h até as 4h, podendo ser novamente prolongado. Segundo decreto publicado na edição desta terça-feira, 18, do Diário Oficial dos Municípios (DOM), a medida ocorre em razão da continuidade da propagação comunitária do novo Coronavírus.

De acordo com levantamento feito pela REVISTA CENARIUM, desde que o toque de recolher foi prorrogado pela quinta vez em Lábrea, no dia 1º de agosto, até o prazo de encerrar, no dia 15 deste mês, o município registrou um aumento de 31% em casos da Covid-19, subindo de 1612 para 2111 infectados durante o período.

A cidade registrou até essa segunda-feira, 17, 2129 infectados pela pandemia, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Desses mais de dois mil casos, a prefeitura confirma 28 óbitos pela doença.

A medida, assinada pelo prefeito em exercício Moacyr Filho (Pros), se embasou no informativo da Secretaria Municipal de Saúde divulgado no dia 15 de agosto deste ano, e na avaliação epidemiológica realizada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Combate à Covid-19.

Com o confinamento domiciliar obrigatório, fica terminantemente proibida a circulação de pessoas com ou sem veículo de qualquer natureza, exceto nos casos de emergência ou de acesso e prestação de serviços essenciais, mediante comprovação, conforme o decreto nº 671/2020.

O descumprimento das medidas poderá acarretar na implicação de multa, no valor de R$ 300, sendo R$ 1 mil em caso de reincidência, ou detenção que pode chegar de 15 dias a um ano de prisão.

“Em razão do toque de recolher, fica terminantemente proibida a circulação e permanência de pessoas em locais públicos, tais como praças, parques, orla, ruas e logradouros, objetivando evitar o contato e a aglomeração”, diz trecho do decreto.

Ficam proibidas, ainda, eventos e reuniões particulares para a celebração de aniversários, casamentos, confraternizações e outros, de membros não integrantes do grupo familiar residentes no mesmo local.

Amazonas

Até essa segunda-feira, o Amazonas tinha 112.263 casos confirmados da Covid-19, sendo que 39.563 eram de Manaus (35,24%) e 72.700 do interior do Estado (64,76%).

Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados. O município de Lábrea está entre as oito cidades do Amazonas com mais infectados pela pandemia.

Entre pacientes em Manaus, há o registro de 2.141 óbitos confirmados em decorrência do novo Coronavírus. No interior, são 58 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 1.345. Ao todo, o Estado tem 3.486 mortes pela doença.

Confira a publicação:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO